O que você está procurando?

História do Rock Santista

Lembra deles? Alta Tensão era presença frequente na Heavy Metal, em Santos

No início dos anos 1980, o rock santista tinha na Heavy Metal o seu principal templo. O espaço, que anos depois virou Planet Z, depois People, atualmente funciona como igreja, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, recebia as principais bandas do momento. Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha, Kid Vinil e Bi-Sex foram algumas delas.

Uma das representantes de Santos que mais marcava presença por lá era a Alta Tensão. Com apenas dois anos de história (1982-1984), a banda de Roberto Brazil (Dentinho) e Alemão tinha influências de AC/DC, Steve Miller Band, Kiss e Van Halen no som.

Dentinho lembra que a banda gostava de chamar a atenção pela atitude e suas apresentações.  “Nossos shows tinham de tudo: explosões, fumaça, tiros. Visualmente éramos únicos”, diz. “Chegamos em um dos shows no Sírio de Landau (carro) para impressionar a rapaziada”, complementa.

Continua depois da publicidade

Além da Heavy Metal, a banda fez vários shows na Concha Acústica, no Clash Bar, em São Paulo, Guarujá, Cubatão, Praia Grande e festivais da antiga Radio Clube de Santos.

Apesar de não ter registros de estúdio, Dentinho conta que a banda tinha um público fiel, que cantava todas as músicas próprias. “As pessoas cantavam nossas canções nos shows. Nenhuma rádio tocou nossas canções e até hoje somos lembrados”, diz. “Lembro que éramos intocáveis – ninguém mexia conosco – se alguém falasse mal, o pau comia”, complementa.

Além dos sons próprios, a Alta Tensão levava versões do Kiss, Van Halen e AC/DC. “Tocávamos muito bem as covers”.

O músico lembra com carinho do momento vivido no início dos anos 1980. “O cenário rock da época era muito forte, bem mais do que hoje. O que faltou era uma pessoa (produtor) com cabeça e influência pra impulsionar a rapaziada junto com uma rádio”, diz. “Foi uma época verdadeira, pois todos tinham talento e mensagens. Parecido com o cenário rock do Rio de Janeiro na época”, complementa.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre o final da banda, Dentinho não entra em detalhes. “Ego”, resume sobre o motivo que levou a Alta Tensão a encerrar as atividades.

A Alta Tensão era formada por Dentinho (voz e guitarra), Washington Alemão (baixo), Grilo (guitarra) e Marcelo Demolidos (bateria). Ainda passaram pelo grupo: Mauro Howe, Paulo Naef e Alberto.

Confira abaixo dois registros históricos do grupo durante apresentação na Heavy Metal.

Continua depois da publicidade

5 Comments

5 Comments

  1. Johnny Hansen

    9 de abril de 2013 at 13:49

    Grande Alta Tensão. Perdi a conta de quantos shows assisti (vários na Concha, no Sírio, no Inter, na Heavy e num parque lá em Cubatão, onde nem pega bem narrar os eventos ocorridos no camarim após o show, he he). E o Dentinho cantou uma noite na minha banda Jean Cocteau, no Sindicato dos Metalúrgicos, pq meu vocalista tinha caído fora na última hora e eu ainda não tinha criado coragem para cantar. Foi uma pena o final prematuro, mas o Dentinho resumiu bem a razão, e se ele não quis dar detalhes, não serei eu a faze-lo.
    Só uma correção: o Harry nunca tocou na Heavy Metal. A casa fechou em 84 (tendo se transferido para o Clube XV, como Danceteria XV, que durou menos de um ano, creio e depois se tornou o Caiçara Music Hall) e o Harry só fez sua estréia em 18/12/85, no Torto. Mas Bi-Sex e Alta Tensão fizeram um show juntos na Heavy, possivelmente em 84, nessa época o Mauro Howe já estava no lugar do Grillo, que estava tocando baixo no Bi-Sex, e o baterista já era o Alberto Netto, que hoje mora nos EUA.
    Um show revival, ainda que único, não seria má idéia…

  2. Lucas Krempel

    9 de abril de 2013 at 23:38

    Corrigido, Hansen. Obrigado pela observação. Abraço!

  3. EDUARDO LEAL

    12 de abril de 2013 at 21:17

    Cara que saudades! – Essa banda eu não tenho palavras, foi minha grande inspiração quando tive minha primeira banda de rock, eles eram meus ídolos, inclusive o Celino irmão do Alemão era o nosso baixista, e depois tivemos o privilégio do Mauro Howe ingressar na banda. – Um abraço a todos, Dentinho, figuraça, grande fã do Kiss, tinha uma performance de palco invejável, e o Beto baterista era o meu maior ídolo, claro porque também tocava bateria. – Edu.

  4. Juscelino Soares

    5 de junho de 2013 at 22:22

    É muito bom recordar o trabalho do Alta Tensão. Nenhuma banda de rock nacional havia feito um som tão original e diferente. Parabéns Beto, Alemão, Alberto e Mauro, estamos aguardando um Acustic Revival(Reunion), um abraço a todos…

  5. Marcos Antonio dos Santos

    29 de maio de 2014 at 14:54

    Oi sou de Santos e frequentei muito o Heavy Metal e estou tentando conseguir fotos daquela época mágica, se você tiver manda pro meu e-mail.
    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos