Entre o final dos anos 1990 e o início da década 2000, um evento virou tradição entre os frequentadores de show de hardcore em Santos: o Campanha Hardcore Solidário. Nomes como Randal Grave, Nitrominds, Dip Lik, The Bombers, D-Cups, Turn Away, Middlename, Blind, Paura, Questions, Full Heart, Food4Life entre outros se reuniam para arrecadar toneladas de alimentos e centenas de itens de higiene, sempre repassados à instituições assistenciais da região. A responsável pela ideia era a Altered Mind, uma das gratas surpresas da década em Santos, que surgiu em 1996 e chegou ao fim em 2001.
A primeira formação contava com Andrey Branco (baixo), Marcelo (guitarra) e Godói (bateria). “A ideia inicial era tocar músicas das bandas que mais gostávamos: Bad Religion, Green Day, Rancid, Nofx e Face to Face. Logo depois entraram Debs (vocal) e o Fabrício (guitarra) e passamos a compor nossas próprias músicas, sempre influenciados pelas bandas de punk rock da costa oeste americana”, explica Branco.
Com essa formação, a Altered Mind gravou três fitas demo entre 1997 e 1999, além de participar de duas coletâneas em CD (Jurassic Punk e Something). Antes do primeiro álbum próprio, a banda liberou outros sons para a compilação Apocalipse 2000, mas com André na bateria.
Em 2000, o único álbum da banda, What Your Neurons Gonna Do?, foi lançado pela Definite Choice Records, selo do João Veloso Junior, baixista da White Frogs (vocês ainda vão ver eles na série). O material teve produção e distribuição pelo selo. Conventional Methods e Regrets, essa inclusive tem videoclipe no YouTube, eram as principais faixas.
A Altered Mind era presença constante nos shows na região e fora de São Paulo. Tocaram no Armazém 7, Banana Grogue, Praia Sport Bar, Hangar 110 (SP), Londrina, Guarujá, Peruíbe, Cubatão, São Vicente, Praia Grande e Itanhaém.
“Em Itanhaém foi um dos melhores lugares para tocar. Não pela infra, mas pela galera que não parava de agitar nenhum minuto durante os shows. Tocamos junto com os caras da Turn Away e eles já disseram aqui no blog: a molecada se jogava do mezanino do bar no meio da galera na pista”, recorda Branco.
Em outubro de 2001, a Altered Mind encerrou as atividades após um show histórico com os norte-americanos da Voodoo Glow Skulls, no Bar do 3, en Santos. “Formamos a banda para nos divertir e naquele momento nós dispúnhamos de pouquíssimo tempo para nos dedicarmos ao Altered. Então resolvemos fazer daquele nosso último show”, diz o baixista.
Treze anos após o encerramento da carreira, os integrantes da Altered Mind continuam em contato, mas cada um seguindo com sua profissão. Branco é bancário, Marcelo é auditor e Fabrício é publicitário. Todos moram em Santos e trabalham em São Paulo. Debs é médico em Atibaia e André é contador em Santos.
“Queremos reunir a banda e organizar um show em 2014, provavelmente para o final do ano. Os posts do Blog n´Roll nos fizeram relembrar essa época e estamos animados para retomar os ensaios. Um pequeno problema é que precisaremos reaprender as músicas”, diz, aos risos, Branco. “Vamos tentar contato com outras pessoas e quem sabe organizamos um show com as bandas da época”, conclui.