O que você está procurando?

100 bandas para você conhecer do cenário hardcore de Santos

54 – Final Expression

Exploração de animais em touradas, xenofobia, abuso sexual e tráfico de drogas eram alguns dos temas das letras da Final Expression, banda do santista Leonardo Cantinfras, que se dedica quase integralmente ao cenário hardcore da região até hoje.

A Final Expression surgiu em 1997 e seguia a linha do hardcore nova-iorquino das bandas Sick Of It All, Madball e Biohazard.

Continua depois da publicidade

Formada originalmente pelos irmãos Luis Felipe (bateria) e Luis Otávio (baixo), além de Leandro (vocalista), Fabio e Cantinfras (guitarras), a banda utilizava o som para expor sua revolta sobre os problemas do dia a dia, como a violência urbana, ambientalismo e controle de mídia.

Leandro e Luis Felipe foram os primeiros a deixarem a banda. Silvio, vocalista da Rising, cantou por um tempo, mas não conseguiu conciliar as duas bandas. Dessa forma, Luis Otávio assumiu o vocal, enquanto Wilson herdou o baixo e Felipe Leoncio entrou na bateria.

“Após um tempo, o Daniel, que cantava na Brick By Brick, entrou como segundo vocal. O som ficou mais pesado, lembrando um pouco os sons da Hatebreed antigo, pois havíamos abaixado a afinação das guitarras. E ficou nessa formação até o final da banda entre os anos 2000 e 2001”, recorda Cantinfras.

A Final Expression tocou muito nos bares e festivais de colégios em Santos. São Paulo e São Roque também receberam shows da banda. Crossword, Zenicodemus, Negative Control, Abuso Sonoro, Deal Cards, Point Of No Return, Paura, Sight For Sore Eyes, Getting Mental, Inspire, Rethink, Dittohead, Schizophrenia, Street Bulldogs, Entrefuego, Better Than a Thousand, Los Crudos e Catharsis foram algumas das bandas que dividiram o palco com ela.

Continua depois da publicidade

Uma demo tape, sem nome, chegou a ser gravada pela banda em 1998. O registro foi feito no Studio G, do ex-baterista da The Bombers e Rebel Heads, Estefan Ferreira.

“Gostávamos de tocar no Banana Grogue, no Canal 2, no antigo Banespa, onde tocamos ao lado da Deal Cards e Point Of No Return, e também no GRES Última Hora, no Itararé, em São Vicente, onde ajudávamos o amigo Sandro (Deal Cards) a fazer os eventos”.

Hoje, Cantinfras toca nas bandas Larusso, Positive Youth e Winter Vacation, além de cuidar do selo Caustic Recordings. Fabio o acompanha na Larusso e também integra os grupos Clearview e Institution.

“Os outros amigos, muitos deles são pais e vivem com suas famílias. Como todos sabem, se já e difícil você conciliar trabalho e estudo com esse ritmo de bandas. É muito mais difícil tendo que cuidar de suas famílias. A amizade continua por todos esses anos”.

Continua depois da publicidade

1 Comment

1 Comment

  1. Leandro S.A.

    25 de agosto de 2015 at 22:55

    Muito bom ter feito parte dessa história!
    Vida longa a toda a familia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos