Um pouco antes do surgimento da Rising, uma outra banda fortemente influenciada pelo hardcore nova-iorquino apareceu com força no cenário santista, a Inner Struggle. Além do som parecido, as duas tinham em comum um integrante: o guitarrista Thiago de Jesus. Bandas como Madball e Dog Eat Dog, que se apresentaram em Santos nos anos 1990, eram algumas das influências, assim como Sick of it All, Earth Crisis, Strife e Vision of Disorder.
“O objetivo era tocar e se divertir. Éramos todos moleques de 17 e 18 anos”, diz Thiago, que tinha a companhia de Luis Plácido, Marques e Gemilson na formação original. Em outros períodos, Mário, Daniel Zangief e Fabinho (Surprise Box) também passaram pelo time.
Tal como a Rising, a Inner Struggle também fortaleceu o nome na Capital. “Tocamos num dos primeiros festivais de hardcore organizados pelo coletivo da Verdurada, em São Paulo”, recorda Thiago, sobre o evento que costuma reunir boa parte dos straight edges e público em geral.
Duas demos tapes foram gravadas pela Inner Struggle: Together e Strong Foundation. “O pessoal curtia muito a Together, música da nossa primeiro demo. Mas eu gostava mais do que fizemos na segunda, quando eu fui pro vocal e a gente sabia tocar um pouquinho melhor”, diz Thiago.
O QG da Inner Struggle era a casa de um dos integrantes, o guitarrista Marques. “A gente ficava muito na casa dele. Foi um lugar que a gente ouvia muito som, dava muita risada e falava muita merda”, resume.
Hoje, Thiago trabalha com diagramação, Marques virou historiador, Luis faz programas para webtv em Portugal, Mario opera com transporte de cargas, Gemilson está no segmento portuário e Daniel se firmou na área de eletrônica. “Impossível! A gente nem sabe mais como tocar as músicas e cada um tomou um rumo”, finaliza, aos risos, Thiago.