O que você está procurando?

100 bandas para você conhecer do cenário hardcore de Santos

35 – Sonic Sex Panic

Nos anos 1990 quase todos os shows internacionais de hardcore em Santos contavam com as mesmas bandas na abertura. Garage Fuzz, White Frogs e Sonic Sex Panic marcaram presença em muitas dessas apresentações. Muito por terem um bom público na região e serem responsáveis por agendar essas datas.

Pouca gente sabe, no entanto, que a Sonic Sex Panic começou quase sem querer. Em 1993, o vocalista Gustavo Ferreiro esqueceu o caderno na escola e o responsável por encontrar o material foi o guitarrista Nando.

Continua depois da publicidade

“Eu escrevia letras de músicas porque já curtia som e participava da cena hardcore. O Nando achou e leu todas as letras. Como tinha o telefone no caderno, ele me ligou e perguntou se eu queria cantar em uma banda de hardcore. Aceitei na hora, sem muita pretensão. Estava louco para fazer algo como já via na Safari Hamburguers, IHZ, Garage Fuzz e White Frogs”, recorda Ferreiro.

Os ensaios rolavam na casa do baterista Clermont. “Era um quartinho precário, mas essa era a nossa garagem”. A formação original da Sonic Sex Panic contava ainda com Ricardo (guitarra) e Marcio Negão (baixo). Koyo, Duda, Medina, Dradão, Filipe e Lucas Justo também participaram do grupo em outros momentos.

Entre 1994 e 2009, a Sonic abriu os shows da Millencolin, Bambix, Nofx, Man Or Astroman e Rhythm Collision, todos em Santos e com os lugares lotados.

O primeiro álbum, Inside Reflex, foi lançado em 1997 pela Orphan Records, um dos principais selos do gênero em Santos. O trabalho era fortemente influenciado pelo hardcore da Nofx, Bad Religion e Pennywise. O feedback positivo do público garantiu shows em várias cidades do Brasil, além de músicas em campeonatos e eventos de surf.

Continua depois da publicidade

No início da década 2000, a Sonic passou por mudanças na formação e no som. Passou a cantar em português e logo lançou um novo trabalho: Controle Audio Visual, pela Barulho Records, em 2001. A mudança não alterou o prestígio no cenário independente. A banda continuou tocando em bons shows com Dead Fish e Ratos de Porão, só para citar alguns.

Fez uma turnê internacional pela Argentina e Uruguai em 2003, juntamente com as bandas Decemberm Cucsifae e Nada Que Hacer. Foi o último grande momento como Sonic Sex Panic. No ano seguinte, nova formação e mais uma mudança no som, que influenciaram na troca do nome da banda: Sonique.

Gravado pela paulistana JT Records, Ilha do Tesouro, lançado em 2007, foi o registro principal da Sonique. Dois anos depois, o grupo encerrou as atividades.

Hoje, Ferreiro lamenta a falta de reconhecimento pelo trabalho. “Ficamos 18 anos tentando ser reconhecidos, mas não tivemos muita sorte. Agora, depois de uns quatro anos que a banda terminou, comecei a receber pedidos por pelo menos um show de despedida. No momento estou estudando a possibilidade já que estamos todos vivos”, brinca.

Continua depois da publicidade

Enquanto a Sonic Sex Panic não se reúne, Ferreiro dá sequência na carreira com a banda Savantes. O grupo de punk rock tem na formação Josef Indes (baterira) e Dennys Martins (baixo, ex-Bombers e Gritos do Subúrbio).

my good son from sonicsexpanic on Myspace.

Continua depois da publicidade

alone in the dark from sonicsexpanic on Myspace.

no time to smile from sonicsexpanic on Myspace.

Continua depois da publicidade

do it alone from sonicsexpanic on Myspace.

inside reflex from sonicsexpanic on Myspace.

Continua depois da publicidade

ask to your mind from sonicsexpanic on Myspace.

drugstore from sonicsexpanic on Myspace.

Continua depois da publicidade
2 Comments

2 Comments

  1. Marcio Kantir

    16 de janeiro de 2014 at 23:33

    Muita saudades da Banda, acompanhei varias turnes…e não tinha para ninguem. Desculpe as outras bandas, mas quando Sonic entrava…fazia a diferença, fazia a roda PUNK saudável!!!! Amo todos da banda.

  2. Dinho Alves

    28 de agosto de 2015 at 18:10

    Sonique \m/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos