38 – Suigeneris

38 – Suigeneris

A Charlie Brown Jr, banda santista de maior destaque no mainstream nacional, lançou seu primeiro álbum, Transpiração Contínua Prolongada, em 1997. Um ano antes, a banda Suigeneris surgia no bairro do Campo Grande, em Santos. Mas qual é a ligação entre elas? Foi a segunda que despertou o interesse de Bruno Graveto, baterista da última formação da CBJR, em ter banda. Além disso, a Suigeneris também foi uma das primeiras bandas de vários integrantes da The Bombers: Wagner Tick, Gustavo Trivela, Fernando Oliveira, Amauri Meireles e o próprio Graveto.

“A banda surgiu em 1996. Éramos colegas de classe no Ateneu Santista e um amigo em comum me apresentou ao Tick. Disse que ele curtia Green Day tal como eu”, conta Oliveira. João, recém-chegado na escola, se enturmou rapidamente com a dupla, pediu uma bateria de presente para a mãe e completou a cozinha. De sexta a domingo, os três se reuniam na garagem do prédio do Tick para ensaiar. “Passávamos o dia inteiro enfurnados dentro de uma garagem infernalmente quente”.

Até fazer um som próprio, a Suigeneris ensaiava uma salada, que passava pelo pop punk do Green Day, o rock do Raimundos e Planet Hemp, além do metal do Judas Priest, Black Sabbath e Sepultura.

Em 1999, João saiu da banda, não queria mais tocar. Bruno Graveto foi convidado para o lugar dele. Mas essa formação durou pouco. No final de 2000, a banda deu uma pausa por falta de agenda. Tick estava tocando no Bombers, Graveto tinha outras bandas e Fernando foi estudar no Interior.

Um ano depois, com Gilmar Carrasco no lugar de Graveto e Gustavo Trivela substituindo Tick, a Suigeneris voltou à ativa. “Essa formação foi a que fez mais músicas e alguns shows, como no Cadeião, Praia Sport Bar, além de Limeira e um festival da Universidade Federal de São Carlos, juntamente com as Velhas Virgens”.

Trivela foi responsável por uma história curiosa da banda. “No último show no Praia Sport Bar, o Carrasco passou mal no meio da apresentação. O Trivas perguntou ao público se deveríamos acabar ou continuar. Como o público optou pela sequência, ele foi para bateria e tocamos mais três músicas”, recorda Oliveira.

A Suigeneris gravou um CD demo (Ocavus) jamais lançado, pois a banda encerrou as atividades na sequência. “A banda acabou logo depois do festival em São Carlos. O China (Amauri) e o Carrasco não apareceram no show porque o Santos havia sido campeão”, diz, aos risos, Oliveira.

Depois, Fernando e Trivela se juntaram com Estefam (Studio G) e finalizaram as gravações de Feel The Power, com canções não registradas no primeiro trabalho. Mas mais uma vez o material não foi lançado.

“No momento estamos em um projeto de regravação das músicas antigas. São umas 40 faixas. Eu, Tick e Graveto estamos fazendo isso. Inicialmente é só pelo prazer de gravar e deixar arquivadas, mas nunca se sabe. Sempre cogitamos uma reunião, mesmo que seja apenas nos ensaios”.

Ouça Ocavus abaixo