Poucas bandas em Santos circularam tão bem entre o hardcore e o metal como a Zenicodemus. Formada pelos irmãos Marcio e Flavio Zeinum, em dezembro de 1994, a banda era fortemente influenciada por Suicidal Tendencies, Sepultura, Slayer e Metallica. Os próprios shows da Zenicodemus mostram como eles tocavam para públicos distintos. Entre 1994 e 2009, ano de término das atividades, a banda fez mais de 800 apresentações, incluindo abertura para Madball (1998), New Found Glory (2008) e Story of The Year (2009). Participou ainda do festival Sprite Sounds, na praia do Itararé, em São Vicente, em 2001.
Mas eles não ficaram restritos à Baixada Santista. Tocaram com frequência no Interior de São Paulo, em cidades como Angatuba, Itapetininga, Sorocaba, Votorantim, Campina da Serra entre outras.
Além dos irmãoz Zeinum, a Zenicodemus contava também com Fábio na formação original. Muitas mudanças foram feitas ao longo dos anos. Herinha, Guilherme Dantona, Thiago Gianoni e Uriel Ranieri passaram pela banda.
Os registros, sempre pesados, traziam as influências citadas no início do texto. Foram três CDs (Na-kruda – 2002, Antes de Chegar – 2005, Mais um Início – 2008) uma demo (sem nome – 1997) e uma coletânea (HC Scene 2) ao longo da carreira. “A banda gravou muitas músicas, mas teve destaque nas canções Minha Vez, Quando Você Está Aqui, Antes de Chegar, Mentindo e Para Sempre Irmãos“, avalia Márcio Zeinum.
Após o fim da Zenicodemus, em 2009, Márcio, Guilherme e Uriel se juntaram ao vocalista Rafael Gonçalves e lançaram duas músicas com a banda Matra, que encerrou as atividades em 2012. Clique aqui e assista ao clipe Não é o Fim.
Hoje, os integrantes da Zenicodemus seguem com suas profissões. Tem funcionário público, engenheiro, publicitário e administrador. Mas todos ainda tocam seus respectivos instrumentos e mantém um estúdio onde guardam toda a aparelhagem e equipamentos da época.
Em 2014, cinco anos após o término, a Zenicodemus volta a se reunir para regravar músicas dos álbuns Na-kruda e Antes de Chegar. “Vamos fazer também uma festa de 20 anos da banda em dezembro, onde tudo será filmado e lançado em formato de documentário com as histórias da banda”.
Ouça abaixo alguns sons da Zenicodemus ou clique aqui para baixar os álbuns: