Connect with us

Hi, what are you looking for?

História do Rock Santista

Show memorável – M2000 Summer Concerts

O M2000 Summer Concerts, festival de música itinerante, patrocinado por uma marca de tênis famosa nos anos 1990, transformou Santos em capital do reggae e do rock por um dia. O circuito na região foi dividido em duas etapas, em janeiro e fevereiro de 1994.

A primeira edição atraiu mais de 180 mil pessoas de várias tribos. Hippies, mauricinhos e patricinhas disputavam um espaço perto ao palco para curtir bandas como a estreante Chico Science e Nação Zumbi, Cidade Negra, Gabriel O Pensador, os internacionais Three Walls Down, Chaka Demus e Pliers, Shabba Ranks, Fito Paez e Inner Circle.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O clima rastafari foi totalmente incorporado pelo público que curtiu o balanço do reggae das 19 às 3 horas da manhã, abastecidos com muita cerveja e alegria, espalhando uma aura de confraternização como prega o ritmo jamaicano.

Só não dançou quem não quis ou quem ficou com medo de tirar os pés do chão e ficar flutuando o resto do show por falta de espaço. Não era difícil notar a imensa onda humana criada pelos pais, filhos e avós que balançavam seus dreads ao som de músicas como, Sweet (ALa La LaLa Long), lembrou?

A primeira etapa teve um encerramento de peso com os gordinhos do Inner Circle que fizeram um som literalmente da pesada para brindar a noite com sucesso.

Henry Rollins durante o show em Santos - Foto: Carlos Marques-A Tribuna

Agora a história é outra

O festival muda de cara na segunda etapa, os dreads, as roupas coloridas e o clima ‘não to nem aí’ saem para dar espaço a um som mais forte, o rock, que vem acompanhado de seus seguidores vestidos dos pés a cabeça de preto e com atitudes mais agressivas que seus companheiros do reggae.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dessa vez, cerca de 100 mil pessoas lotaram a praia do Boqueirão para prestigiar o último dia de show. As bandas Lemonheads, Dr Sin, Os Raimundos, Mr. Big, Rollins Band e Débora Blando, (O quê? É ela mesma?) agitaram o público e a energia foi tanta que muita gente desmaiou e precisou ser socorrida. Mas, quem não caiu por um problema de saúde ou foi nocauteado por alguma briga, balançou freneticamente a cabeça até o final, ou melhor, até o fiasco que foi a apresentação da cantora Débora Blando.

Alguém consegue imaginá-la cantando Decadence Avec Elegance para um público formado só por fãs de hardcore e hard rock?

Não deu outra, os mais sóbrios brincaram de tiro ao alvo arremessando latas e garrafas de água na cópia pirata da Cindy Lauper brasileira. Não satisfeitos, entre xingos e palavrões ainda balançaram o ônibus que levava a cantora. Dizem que ela acorda assustada e chorando até hoje, por causa do episódio.

Para compensar, as bandas Mr. Big e Rollins Band realizaram um verdadeiro espetáculo de rock.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O vocalista Henry Rollins, da Rollins Band, logo no início de sua apresentação, se empolgou e por acidente bateu com o rosto no próprio joelho, o que lhe rendeu um profundo corte. Mesmo com o sangue escorrendo e com sua performance agressiva ele foi ovacionado pelo público que repetiu a dose causando o maior índice de brigas do festival, dando trabalho para a Polícia Militar.

De qualquer forma, o M2000 Summers Concerts foi o maior festival internacional de música de 1994 no Brasil. Atraiu gente de todo o Brasil e marcou mais uma vez o nome da cidade de Santos na história do rock brasileiro.

Texto: Roberta Dantas (jornalista)

Advertisement. Scroll to continue reading.

13 Comments

13 Comments

  1. Alessandro Gomes

    7 de março de 2012 at 17:08

    Eu estava lá, até subi no palco no show daRollins Band … nessa noite choveu pra caralho …

  2. José Marcelo

    4 de setembro de 2012 at 19:41

    Assisti quase todos os shows. No show do Rollins Band uma colega me colocou na área VIP e assisti de lá, mais ou menos uns 30m do palco, bem do alto. Nesse dia teve também o Mr. Big que foi o último show. Eu fui mais para assistir o show deles.

  3. Adriano Costa

    8 de setembro de 2013 at 00:29

    Eu estive lá… mas o que mais me deixou maluco, foi o show do Lemonheads, no meio de uma chuva intensa. A maior tribo no dia, era a de surfistas, e tinha gente chorando do inicio ao fim do show. Impressionante a performance de Evan Dando.

  4. Ronivon

    11 de dezembro de 2013 at 13:56

    Assisti esse show tava lá com a galera e vi: Lemonheads, Dr Sin, Os Raimundos, Mr. Big, Rollins Band e Débora Blando, a Débora Blando foi motivo de gozação jogara latinhas e garrafas de água nela…e cantavam (Loira burra loira burra…). Inesquecível.

  5. TIAGO CHUCK

    20 de janeiro de 2014 at 07:44

    Lukinha, foi otimo relembrar esta data!

    eu tava la curti pacas tb!

  6. celio batista de jesus

    28 de maio de 2014 at 19:31

    eu fui nos dois num deles não me lembro qual fui entrevistado pela equipe do programa grito da rua. gostaria de rever estas imagens, pena que naquela época era tudo muito caro. show da hora , chapei o coco muito vinho, …, . época boa. sem contar que saímos de são Paulo de trem sentido baixada santista, uma das ultimas viagens desta linha. role da hora.

  7. Marcelo Petim

    29 de novembro de 2014 at 21:27

    Eu estava lá…foi maravilhoso o show do Mr Big.
    Como faço para adquirir o dvd do show do Mr big???

  8. Alessandro Suzuki

    4 de março de 2015 at 23:50

    Eu e meu amigo Cristiano estivemos lá, foi irado, ver aquelas bandas tocando ao vivo! Eu morava em São Paulo e havia me mudado a pouco tempo do Mato Grosso, e meu amigo veio de lá só pro show!

  9. Shirlene Santos

    22 de maio de 2016 at 11:11

    Eu fuuuuuiiii!
    Nos dois! Foi incrível! Tenho uma foto desse dia com o Denis e o Boas! Eu era tão fã da rádio, que tinha um monte de celebridades lá e eu quis tirar fotos com eles! Hahahaha! Sem contar que cheguei lá meio dia! Foi incrível o dia do rock! NUNCA vou esquecer!

  10. Marcus

    14 de outubro de 2016 at 00:57

    Eu não tava em Santos mas tava em Canasvieiras onde rolou um show desse mesmo festival. Eu devia ter uns 15 anos e sim, jogamos mta coisa na Débora Blando por aqui tbem! Kkk

  11. Elaine

    15 de outubro de 2017 at 12:16

    Eu também fui. Engravidei nessa viagem. Show show de bola! Inesquecível!!

  12. Anônimo

    23 de janeiro de 2019 at 22:58

    E fofão estamos nesse show.
    Assim. Caverna

  13. Leandro Verdani

    8 de abril de 2020 at 00:52

    Demais mesmo boas lembranças desses shows… ver Os Raimundos pela primeira vez foi demais, não entendi muito o vocal do Rodolfo sei lá por estar muito baixo mas o som dos caras foi ótimo mesmo, não me lembro do Dr. Sin, Lemonheads e Mr. Big sim. A apresentação do Henry Rollins segurou mesmo o público presente, lembro do rosto ensanguentado.
    Eu e meu sobrinho mais velho saímos de São Paulo ele junto de sua namorada na época alugamos um kit net que nem gás tinha só para ver os shows.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts relacionados

Advertisement

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos