Encontre no blog...



Geral

Ska em Santos: Voodoo Glow Skulls, Less Than Jake, Mustard Plug e The Slackers

Voodoo Glow Skulls em Santos, pela segunda vez. Crédito: Nave Cultural

No dia 12 de março, o Sesc Santos será palco de um show histórico. Depois de 40 anos de estrada, a banda nova-iorquina de ska The Toasters, enfim, estreia na Cidade. Ainda não há informações sobre ingressos, mas isso deve ocorrer nos próximos dias.

No entanto, esta não será a primeira vez que um grande nome internacional do gênero desembarca em nossa praia. Anteriormente, Voodoo Glow Skulls, Mustard Plug, Less Than Jake e The Slackers também incluíram Santos na agenda. Você lembra desses shows?

Voodoo Glow Skulls

O primeiro deles foi o Voodoo Glow Skulls. Quando Santos ainda mantinha a fama de Califórnia Brasileira, em 2001, os irmãos Eddie, Jorge e Frank Casillas chegaram com toda pompa ao extinto Bar do 3, no Canal 3.

Continue lendo após a publicidade

À época, ainda na Epitaph Records, eles divulgavam o álbum Symbolic, produzido por Brett Gurewitz. O disco tinha como destaques Say Goodnight (incluída na coletânea Punk-O-Rama vol. 6) e um cover de I Shot the Sheriff, de Bob Marley.

Quem dividiu o palco com os californianos foram as locais Altered Mind e White Frogs. Sapo Banjo e Randal Grave também compuseram o lineup da noite de 4 de setembro de 2001.

Voodoo Glow Skulls em sua primeira turnê por Santos, no Bar do 3

Quase 12 anos depois, em 7 de agosto de 2013, o Voodoo Glow Skulls retornou a Santos. Desta vez tocando na Tribal Club, ao lado das locais Blackjaw e Jerseys.

Na bagagem, os californianos trouxeram o álbum Break the Spell (Smelvis Records), o primeiro em quase cinco anos.

Continue lendo após a publicidade

Em 2017, o vocalista Frank Casillas anunciou sua aposentadoria do Voodoo Glow Skulls, após 30 anos na linha de frente do grupo. A banda, entretanto, segue na ativa. Efrem Schulz (Death by Stereo) está na função.

Mustard Plug

Cinco meses após a primeira passagem do Voodoo Glow Skulls por Santos, quem esteve por aqui também foi o Mustard Plug. O sexteto de Michigan, que divulgava o álbum Pray for Mojo, se apresentou em 28 de fevereiro de 2002, no Bar do 3.

Vale destacar que nessa época, Santos recebia muitos shows de punk, hardcore e metal de bandas gringas. Foi uma infinidade de nomes que passaram pela Cidade. Dos anos 1990 até 2010, Fugazi, Millencolin, No Use For a Name, Satanic Surfers, Nofx, Man or Astro Man, No Fun At All, The Casualites, Bad Religion, Lagwagon, Down by Law. Era impossível vir ao Brasil e não incluir Santos na rota.

Quem abriu a apresentação do Mustard Plug foi o Sapo Banjo, até hoje um dos nomes mais fortes do ska nacional.

Continue lendo após a publicidade
Bastidores do show em Santos + apresentação do Sapo Banjo

Less Than Jake

Divulgando o sétimo disco de estúdio, GNV Fla, o Less Than Jake veio a Santos para um show memorável para poucos presentes, no Fiesta, em 2009.

Breve entrevista antes de subir ao palco de Santos

Em 20 de abril, o Less Than Jake equilibrou bem o repertório com canções dos seus principais álbuns. Sucessos como Automatic, All My Best Friends Are Metalheads e The Rest of my Life foram algumas das boas lembranças do show.

O baixo público, porém, inviabilizou o retorno do Less Than Jake a Santos, mesmo com algumas turnês bem sucedidas pelo Brasil, posteriormente.

Less Than Jake tocando a clássica Automatic, em Santos

The Slackers

Aproveitando a turnê pelo Brasil, o The Slackers conseguiu um encaixe em Santos. Sim, de última hora mesmo. Produtores e donos de casas de shows estavam receosos por conta do mal resultado de público pelo ska recentemente.

Continue lendo após a publicidade

Eis que a extinta Base, na Vila Mathias, abraçou os nova-iorquinos, em 17 de novembro de 2012. Certamente não foi uma apresentação memorável (baixo público, som abaixo do esperado), mas é inegável que foi especial ter o The Slackers em Santos.

À época, a banda divulgava o disco The Radio, com releituras de Rolling Stones, Misfits, Madonna, Elton John, entre outros.

No mesmo período, conversamos com o saxofonista Dave Hillyard, que também gravou uma participação especial no álbum All About Love, do The Bombers.

Quer ver quem de ska?

Sentiu falta de algum show marcante de ska na região? Comente abaixo! Cite quais bandas precisam vir para cá também. Mighty Mighty Bosstones? The Suicide Machines? Reel Big Fish? The Specials? Madness? Catch 22? Goldfinger? Bad Manners? Skatalites? Toots and The Maytals? The Selecter? Save Ferris?

Continue lendo após a publicidade

ACOMPANHE

FacebookTwitterInstagramSpotifyYoutube
PUBLICIDADE

CATEGORIAS

PUBLICIDADE

Posts relacionados

BR

Desde a morte de George Floyd por forças policiais em Mineápolis, nos Estados Unidos, em maio último, a luta contra o racismo ganhou força...

Gringolândia

A banda Less Than Jake está contando os dias para apresentar seu nono álbum de estúdio. Em resumo, Silver Linings deve chegar no dia...

BR

A banda paulista D’Maori lançou o videoclipe de London Baby, na última quinta-feira (5). É a primeira faixa autoral do trio formado por Renan...