A Fonte do Sapo, na orla do bairro da Aparecida, é um dos redutos mais tradicionais do skate em Santos. Foi entre manobras e violões nesse cenário que, no início dos anos 2000, Victor Deluke e Alexandre Coelho (ambos futuramente da Parelio) conheceram Davi Reis e Make (então integrantes da AP-54). A amizade do quarteto rendeu não apenas uma, mas duas bandas que marcaram a década: Skanavéia e Eudora.
Skanavéia: a fase da diversão e o “skate na véia”
A primeira encarnação do grupo carregava no nome o espírito zoeiro da Fonte do Sapo.
“Andávamos de skate, tocávamos violão e as ‘velhinhas’ viviam reclamando da bagunça. Tanto que o nome inicial da banda significava ‘skate na velha'”, brinca Deluke.
O começo foi caótico e divertido. O primeiro “contato sonoro” aconteceu numa festa em uma casa no Canal 5. Como Davi e Make só tocavam som próprio, eles se juntaram para fazer covers e agitar a galera. O resultado? A festa acabou interrompida pela polícia.
Nessa fase, a motivação era pura diversão e ver o pessoal da Rua Guaibe, na Aparecida, cantando junto. O registro dessa época foi o CD demo Em Busca de um Futuro (2001).
Evolução de Skanavéia para Eudora
Com o tempo, o som amadureceu e o quarteto sentiu a necessidade de uma nova identidade. Nascia a Eudora, mantendo a formação, mas mudando a postura.
“A Eudora marcou uma nova fase. Mais madura e profissional. Ficou evidente a mudança tanto na musicalidade como nas letras”, explica o guitarrista.
Essa evolução rendeu frutos importantes:
- EP Homônimo (2003): Com seis faixas.
- CD Enquanto Houver Feeling (2006): Um álbum marcante, cuja faixa-título celebrava a paternidade de Deluke e Davi (com agradecimentos às filhas Lívia, Julia e Rafaela no encarte).
Encontro com ídolos
A Eudora viveu momentos de glória no palco. Dois shows são inesquecíveis para os integrantes:
- Garage Fuzz: Abertura do show de lançamento do clássico álbum The Morning Walk.
- Strung Out: Tocar com os californianos foi a realização de um sonho. “Não só abrimos o show como ficamos cara a cara com nossos ídolos, trocando ideia como parceiros de longa data, tamanha a humildade desses caras”, conta Deluke.
Onde estão hoje?
Atualmente, Victor Deluke (motion designer) e Alexandre Coelho (professor universitário) seguem na ativa com a banda Parelio. Davi Reis mudou-se para Santa Catarina, onde mantém trabalhos autorais, enquanto Make priorizou a carreira profissional fora da música.
Um retorno da Eudora? “Nada é impossível. Quem sabe num futuro próximo não role um show por aqui”, finaliza Deluke.
Skanavéia (2001)
Eudora Rock (2003)
Espiritual
Enquanto Houver Feeling