O que você está procurando?

Entrevistas

Entrevista | Guto Goffi – “Vamos derramar essa lágrima de alegria juntos”

Baterista e fundador do Barão Vermelho, Guto Goffi mantém uma carreira solo muito interessante. O terceiro álbum, C.A.O.S., lançado no início do ano, mostra uma evolução grande na sonoridade dele.

Acompanhado do Bando do Bem, o músico entrega grandes canções como Cérebros e Cabeças, Decassílablues, Mais Perfeito e Samba do Adeus. Vale destacar que uma bem distinta da outra, mas muito bem entregues.

Na Hora de Rezar, A Travessia e Cérebros e Cabeças são frutos de parceria com os companheiros de Barão, Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Suricato. Mas engana-se quem pensa que a ideia é soar como Barão. E Guto consegue diferenciar bem as duas obras.

Continua depois da publicidade

“A liberdade que posso exercitar nos trabalhos solo são a senha de entrada pra esse mundo particular. Eu tenho a cada disco solo uma relação mais íntima com o meu lado músico universal e poeta universal. No Barão divido letras e tem outras pessoas escrevendo. Não resolvi gravar disco solo para fazer um sub-Barão Vermelho. As minhas músicas e modo de raciocínio musical são diferentes. Tenho o Bando do Bem que me traz outro tipo de informação também e que aproveito na boa”, argumenta o artista.

Conceito do álbum de Guto Goffi

C.A.O.S. começou a ser pensado a partir de material fotográfico feito pelo artista há aproximadamente 15 anos. Com ilustrações coloridas, e que distorcem o cotidiano e o real em outros pensamentos. Daí vieram as músicas e letras do novo álbum.

Com suas Confusões Artísticas e Obras Sonoras encaminhadas faltava ir pro estúdio materializar as canções, gravando-as na parceria do grupo de músicos que o acompanha desde 2016.

O baterista e vocalista mantém uma tradição curiosa: gravar um disco para cada letra do alfabeto brasileiro. Alimentar (2011), Bem (2016) e C.A.O.S. (2020) completa a trilogia ABC. E não vai parar por aí.

Continua depois da publicidade

“Esse ideal, na verdade, me serve como um motivador para seguir fazendo os meus álbuns. Acho que alguns discos que lancei com o Barão, tipo Maior Abandonado, Puro Êxtase, Supermercados da Vida, seriam desnecessários repetir a mesma letra. Pensando dessa forma eu teria 14 discos a fazer. Tenho dois álbuns quase prontos para lançar. Então preciso focar nos 12 que me restam…”

Sem parar na pandemia

Enquanto não pode excursionar para divulgar o novo álbum, Guto Goffi mantém a cabeça ocupada na pandemia. E sem deixar de divulgar sua obra mais recente.

“Eu sou uma pessoa acostumada a desarmes e reinvenções. Tenho aproveitado esse tempo para terminar o meu primeiro livro de letras/poemas, que entrego neste segundo semestre. Estou fazendo um trabalho na internet bem interessante com a campanha do C.A.O.S., exercitando meu lado marqueteiro para divulgar o álbum. Tenho muito material de imagens, em vídeos, fotos e ilustrações que usei no disco e aproveito na divulgação. Fiz um financiamento coletivo que deu certo, onde arrecadei 110% da verba pedida”.

O artista ainda compôs três músicas novas na pandemia. Mas a principal lição da pandemia foi em casa: “dar valor à uma casa limpa, fazer comida e tornar-me uma sumidade em arrumações de armários, doutorado na University of Nothing”, brinca.

Continua depois da publicidade

Juntos Pela Vila Gilda

O baterista do Barão Vermelho não deixa de praticar o social. Ele que é professor de música na Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, é um dos artistas confirmados no Juntos Pela Vila Gilda.

“Muito feliz em poder participar de um show que beneficie a cidade de Santos, que amo desde pequeno. O Dique da Vila Gilda está precisando de nós brasileiros e vamos derramar essa lágrima de alegria juntos. E que Deus proteja com saúde os homens de bem”.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Entrevistas

Antes do show da Black Mantra com BNegão, que vai revisitar a fase Racional, de Tim Maia, Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos