Nossas redes

O que você está procurando ?

Entrevistas

Entrevista | Quarto: “A arte tem um papel fundamental nesse momento”

Aos cinco anos de carreira, a banda Quarto divulga seu MPB mineiro, misturado com elementos do rock, pop e folk. Como influências musicais, constam Caetano, Paulinho Moska, Chico, Guilherme Arantes, Djavan, Vander Lee, Chico César, Dorival Caimmi e Lenine.

Inicialmente formado por quatro integrantes, hoje o grupo conta com: Zé Cotché (violão e voz), Pretto Ferreira (bateria), Tiago Timbrado (guitarra e voz), Lucas Ben (baixo e voz) e John Souza (teclado).

Seus passos nasceram de um projeto solo de Zé. Ele convidou seu irmão Lucas, o primo Tiago e seu ex parceiro de banda Pretto para tocarem em um show no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A química entre os membros foi muito forte e resolveram então formar a banda.

Publicidade

John conheceu Tiago na igreja, onde tocavam juntos, se tornando o quinto elemento da Quarto durante as gravações do primeiro EP, em 2018.

Onde Começa o Infinito

No ano de 2017, após decidirem seguir a formação como uma banda, Pretto os inscreveu em um festival musical. A Quarto ainda não tinha público, portanto acabaram não vencendo.

Isso fez com que a ideia de gravar um disco surgisse. Entraram no estúdio e de lá saiu o EP de estreia com oito faixas, Onde Começa o Infinito.

Hora de se recompor

Após uma pausa em 2019 para cuidar da saúde, a banda pretendia retornar aos palcos, mas foi impedida por conta da pandemia. Isso fez com que refletissem sobre o momento atual. Como resultado, em 31 de março lançaram o single Recompor, gravado durante o isolamento.

Publicidade

Além disso, lançaram o clipe da faixa, recheado de vídeos de fãs que foram recolhidos por uma semana. No entanto, se você é uma pessoa chorona, separe os lenços antes de assisti-lo, é emocionante! Está cheio de imagens fofas, momentos do cotidiano e demonstrações de carinho.

Ademais, confira a entrevista com a Quarto, com direito até a declaração de amor entre os integrantes.

De onde veio o nome Quarto?

Tiago Timbrado: Foi o Lucas Ben, ele sonhou… Inclusive sonhou com a logo. Mas o simbolismo do nome é o que mais tem a ver com a gente. Quarto é um lugar do seu íntimo, onde você é o que é, lugar de genuinidade, onde se ama, onde se chora, lugar do seu infinito particular.

Zé Cotchê: Quarto simboliza muita coisa no nosso contexto. O quarto onde ensaiamos, o quarto que na época soava como quatro pessoas e de outros elementos.

Publicidade

Em cinco anos de trajetória, quais as conquistas pessoais e profissionais da banda?

Zé Cotchê: O nosso primeiro disco, parcerias musicais com referências, maturidade e dinamismo musical, e a recepção muito boa ao tocar em outros estados também.

Tiago Timbrado: Além de ter a honra de dividir o palco com bandas incríveis como Plutão Já foi Planeta, The Baggios, Dingobells… Uma coisa que veio como uma conquista enorme é que o convívio com o Zé Cotché me transformou, inspirou e me impulsionou como compositor.

Eu já tinha algumas composições escritas e confesso que tinha vergonha de expor. Depois que comecei a conviver e vivenciar de perto, de dentro e até mesmo compondo em parceria com ele, eu me transformei. Te amo cara! E obrigado!

Zé Cotchê: Da mesma forma fui reinventado pelo Tiago, inclusive a canção é em parceria com ele. Também amo você.

Publicidade

O Tiago já citou uma, mas em quem vocês se inspiram quando compõem as letras e melodias?

Zé Cotchê: Eu me baseio nas referências que me moldaram de certa forma. Inclusive, o Lucas foi um cara que me aplicou muita coisa que hoje é a base do meu jeito de escrever e compor no violão. Beatles, Pink Floyd, Música Popular Brasileira, etc. Aqui em casa a maioria toca violão. Então meu irmão Tuka trouxe uma bagagem muito forte, que vem por parte de pai e mãe também.

Tiago Timbrado: Falando mais na lata de referências que eu curto, eu amo e reverencio a musicalidade mineira do clube da esquina, em especial Milton Nascimento. Além dele soy loco também pelos Los Hermanos. Acho que foram ponto fora da curva das bandas brasileiras… Isso tudo com uma pitada de bandas gringas como a multiplicidade dos Beatles, a complexidade de Muse e a tranquilidade de Kings of Leon. Isso me guia.

Qual a importância de se recompor em tempos de isolamento?

Zé Cotchê: Eu acho que recompor nesses tempos de isolamento remete a uma ação necessária pra se ter um recomeço mais equilibrado e com consciência coletiva. Apesar da ação de se recompor ser feita em sua singularidade e subjetividade, creio que é uma maneira de auto enxergar e se adaptar ao novo.

Além dos shows, a quarentena trouxe dificuldades e empecilhos para a Quarto? 

Tiago Timbrado: Sim, a locomoção… Como atualmente moro em Vitória-ES e o restante da banda mora em BH, ficou impossível a gente dar sequência nos ensaios. Isso atrapalha muito a produção e montagem de arranjos de novas composições.

Publicidade

Quando acabar a quarentena, você continuará morando em outro estado?

Tiago Timbrado: Não foi por conta da quarentena, eu já estava morando aqui. Mas tenho planos pra voltar a morar em BH. Assim que isso tudo passar.

Quais os próximos planos para a banda? Terão mais novidades neste ano?

Pretto Ferreira: Estamos em processo de gravação de duas músicas para serem lançadas ainda esse ano.

Tiago Timbrado: Entrar numa terapia pra controlar minha ansiedade pra lançar as próximas canções (risos).

A Quarto irá participar do Juntos Pela Vila Gilda. Qual a importância de projetos beneficentes em tempos de pandemia e quais as expectativas da banda para o evento?

Zé Cotchê: Acho extremamente importante projetos como esses pois a gente sabe que nem todos possuem condições socioeconômicas de se manter em casa com todos os requisitos exigidos pelos órgãos responsáveis.

Publicidade

Acho que podemos colaborar da forma mais aberta e afetuosa. A arte tem um papel fundamental nesse momento e precisamos dar esse suporte. As expectativas são boas, devido a quantidade de pessoas envolvidas no projeto, e será um prazer mostrar nossas canções juntamente com outros artistas nessa causa.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

2020 nos proporcionou uma nova forma de assistir a shows. Em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as lives assumiram o protagonismo. Quase...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos