O que você está procurando?

Geral

Primavera Sound: o festival que domina Barcelona e Porto

O Primavera Sound – um dos principais festivais da Espanha – começa na próxima semana. Chegando a sua 19ª edição, ele possui uma incrível história. Primeiramente, por conta dos inúmeros artistas que já se apresentaram em seus palcos. Bem como pela grande evolução ao longo destes anos.

Esses e muitos outros pontos o colocam entre os principais eventos musicais do hemisfério norte. Aliás, ele se destaca por diversos quesitos que vão muito além de um “simples festival de música”. Por exemplo, dentro da sua programação ocorrem diversas atividades não-musicais paralelamente aos shows, como o Primavera Soundtrack Film Festival.

Continua depois da publicidade

Seguindo a nossa sequência do especial Blog n’ Roll sobre festivais, chegou a hora de saber mais sobre o Primavera Sound. Prontos para conhecer mais da história deste importante festival espanhol?

História

Em um formato muito menor, o embrião do Primavera Sound teve inicio nos anos 1990. Contudo, o festival começou a ganhar as proporções que conhecemos atualmente apenas em 2001. Com 19 bandas, o lineup de estreia era focado na música eletrônica e com poucas atrações internacionais. Entretanto, atraiu 7,7 mil pessoas para o Poble Espanyol em Barcelona.

Já em 2002, sua escalação passou ter as características atuais voltadas para o rock alternativo e o pop. Naquele ano, Pulp, Echo & The Bunnymen, Aphex Twins e Le Tigre foram os headliners. Nesta mesma edição também aconteceu o primeiro Primavera Soundtrack Film Festival, uma mostra de documentários e filmes inspirados em música.

Continua depois da publicidade

Já na sua quinta edição, em 2005, o festival mudou de casa com a intenção de aumentar o seu público. Desde então, os principais shows do Primavera Sound acontecem no Parc del Fòrum em Barcelona.

Conforme essas mudanças foram acontecendo, o número de visitantes do festival foi aumentando anualmente. Bem como o evento se estendeu para outros locais da capital catalã.

Essas mudanças foram visíveis em 2009, ano em que o festival bateu diversos recordes. A nona edição teve 171 shows e um público total de 80 mil pessoas. Com shows no Parc del Fòrum e em outros locais de Barcelona, o evento teve 14 palcos. Tal fato mostrou o avanço na estrutura geral do evento.

Seguindo esse conceito, o Primavera Sound continuou atraindo público e batendo recordes. Em 2014, por exemplo, o lineup contava com 350 atrações. Contudo, o maior número de visitantes foi em 2017, ano em que mais de 200 mil pessoas foram ver os headliners Arcade Fire, Bon Iver, Frank Ocean e The XX.

Continua depois da publicidade

A partir de 2012, o festival passou a ter uma edição portuguesa batizado de NOS Primavera Sound. Em principio, ele é realizado na cidade do Porto e possui basicamente escalação, acontecendo na semana seguinte da edição espanhola. Desde sua criação, a média de público foi de 70 mil visitantes.

Lineup 2019

Anunciada em dezembro de 2018, a escalação do Primavera Sound 2019 é bastante plural. Solange, Tame Impala, Cardi B, J Balvin, Erykah Badu, Future, Janelle Monáe, Nas e Rosalía são os headliners deste ano. Ou seja, o pop conquistou bastante espaço.

Interpol, Courtney Barnett, Charli XCX, Mac DeMarco, Suede, Jawbreaker, James Blake, Primal Scream são alguns dos outros nomes de destaque no festival. Ele acontecerá entre os dias 30 de maio e 1º de junho na sua tradicional casa, Parc del Fòrum.

Continua depois da publicidade

Um dado que merece destaque é que as mulheres representam mais da metade dos 226 artistas do Primavera Sound 2019. Sem dúvidas, uma excelente forma de corrigir a predominância masculina nos grandes eventos. Clique aqui para ver lineup completo.

Como dito antes, o NOS Primavera Sound terá como base o mesmo lineup da edição espanhola. Contudo, diferente da versão “original, a versão portuguesa terá Jorge Ben Jor e O Terno como representantes brasileiros. Os shows em Porto aconteceram entre os dias 6 e 8 de junho. Confira a escalação completa ao clicar aqui.

Curiosidades

Uma das características do Primavera Sound é colocar artistas consolidados ao lado de bandas que estão em ascensão. Ao mesmo tempo em que o festival abriu portas para muitas bandas que se destacaram no futuro. Por exemplo, Franz Ferdinand, Arcade Fire, Bon Iver e The XX encararam pela primeira vez o público espanhol durante o evento.

Continua depois da publicidade

Os organizadores não escondem que levar alguns artistas para os palcos do festival são considerados marcos na sua história. Nesta lista estão os shows de Lou Reed (2006), Neil Young (2009), Sufjan Stevens (2011), Caetano Veloso (2014) e Elza Soares (2017).

Ao longo das 18 edições, o Primavera Sound ajudou a contar a história da música. Em 2003, a produção fez uma sequência de shows que poderiam definir o “guitar rock” em ordem cronológica. Sendo assim, Television, Sonic Youth, Mogwai e White Stripes tocaram no mesmo palco e mostraram a evolução do gênero dos anos 70 anos até anos 2000.

A marca de apresentação mais longa do festival até o momento é do The Cure. Em 2012, Robert Smith e sua banda tocaram um set com 36 músicas que passou de três horas de duração. No entanto, isso foi uma imensa viagem na carreira dos britânicos.

Ao longo da história do Primavera Sound, diversos artistas brasileiros foram convidados para integrar seu lineup. Porém, nada supera o que aconteceu em 2014 quando o país teve seis representantes: Boogarins, Single Parents, Black Drawing Chalks, Móveis Coloniais de Acaju, Rodrigo Amarante e o já citado Caetano Veloso.

Continua depois da publicidade

Shows Memoráveis

Obviamente, ao longo de tantos anos de festival, o Primavera Sound teve uma grande lista de shows memoráveis. Por exemplo, em 2003, os britânicos do LCD Soundsystem tinham apenas dois singles lançados e eram totalmente desconhecidos do público catalão. No entanto, realizaram uma surpreendente apresentação e foram os favoritos da edição.

Logicamente, a apresentação do The Cure em 2012 – a mais longa da história do festival – tem que aparecer nesta lista. Ao todo foram 36 músicas, basicamente um clássico atrás do outro como In Between Days e Just Like Heaven. Porém, o encerramento com Boys Don’t Cry no terceiro bis é mais do que memorável.

Continua depois da publicidade

Em 2014, Caetano Veloso comandou a invasão brasileira no Primavera Sound. E o músico tinha uma grande responsabilidade, pois dividia o título de headliner junto com Nine Inch Nails e Kendrick Lamar. Contudo, ele fez uma das apresentações mais comentadas naquele ano.

Turismo

Ficou interessado pelo Primavera Sound e quer incluir o festival na próxima viagem? Então, vamos para as dicas de turismo para quem quiser se preparar para 2020. Pois, nada melhor do que se planejar com bastante antecedência.

Tanto a versão espanhola quanto a portuguesa costumam ter seu lineup divulgado no último trimestre do ano (entre novembro e dezembro). Desse modo, os ingressos costumam a ser vendidos logo após a divulgação das atrações.

Continua depois da publicidade

Em 2019, os valores dos “tickets” para edição de Barcelona eram de 80 euros para um dia de evento e 195 euros para todos os dias do festival. Por outro lado, a edição em Porto, os “bilhetes” custavam 56 euros para um dia e 95 euros para os três dias.

É importante destacar que em alguns anos, ingressos com um grande desconto começam a ser vendidos no dia seguinte ao encerramento do festival. Bem como existem pacotes completos para os três dias de festival e hospedagem. Então, fica a dica para quem quiser aproveitar essas oportunidades.

Para quem deseja começar a se planejar e ter uma expectativa de valores de hospedagem recomendamos fazer pesquisas nos sites Airbnb e Hostelworld. Quanto a passagens para Barcelona ou Porto, o site Kayak é um ótimo lugar!

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A Fragile Thing, segunda faixa extraída do novo álbum do The Cure, Songs of a Lost World, que tem lançamento marcado para 1° de...

Gringolândia

A banda The Cure lançou o primeiro single de Songs of a Lost World, seu 14º álbum de estúdio e o primeiro após 16...

Especiais

Foram necessários dez anos até o The Cure retornar ao Brasil. A quarta passagem de uma das bandas mais importantes da história do rock...

Especiais

A régua para o Bad Religion no Brasil é muito alta. Com inúmeras passagens pelo país, os fãs mais fervorosos já o acompanharam em...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos