Spotify lidera preferência dos brasileiros em serviços de streaming musical, aponta pesquisa

Spotify lidera preferência dos brasileiros em serviços de streaming musical, aponta pesquisa

O Spotify é a plataforma de streaming musical mais popular entre os brasileiros das classes A, B e C, de acordo com pesquisa da Nexus. O serviço foi escolhido como favorito por 78% dos entrevistados, ficando à frente do YouTube Music (64%) e do Deezer (32%). O levantamento ainda mostra que oito em cada dez brasileiros dessas classes usam algum serviço de streaming, seja em versão paga ou gratuita.

Na versão gratuita, o YouTube Music aparece como destaque, utilizado por 41% dos entrevistados. Já no modelo pago, o Spotify domina com 23% de assinantes, índice maior entre pessoas com ensino superior completo e das classes mais altas. O estudo mostra ainda que o gasto médio com assinaturas de música é de até R$ 50 mensais para 52% dos usuários, mas consumidores entre 45 e 60 anos tendem a investir mais, com 42% gastando de R$ 51 a R$ 100.

O impacto do streaming nas mídias físicas

O levantamento também aponta o impacto do streaming nos formatos físicos. Metade dos brasileiros das classes A, B e C diminuiu ou abandonou o consumo de CDs e LPs depois da assinatura desses serviços. Entre os Baby Boomers, com idades entre 61 e 79 anos, 76% afirmaram ter reduzido ou deixado de vez o hábito de ouvir discos. Já entre Millennials e Geração Z, esse índice cai para 36%, mas cresce o interesse em adquirir CDs e LPs como itens de colecionador.

Para Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, o resultado mostra um contraste de gerações. “Os Baby Boomers foram os primeiros a consumir música em vinil e CD, mas hoje são os que mais abandonaram esses formatos, em busca da praticidade do streaming. Por outro lado, os mais jovens, que já nasceram no digital, enxergam os discos físicos como um item especial, algo que complementa a experiência musical.”

A variedade de músicas foi o principal motivo citado para adesão ao streaming, lembrado por 57% dos entrevistados e por 82% dos Baby Boomers. Em seguida vêm os conteúdos exclusivos e originais (38%) e o bom custo-benefício (37%). A pesquisa reforça que o streaming é hoje o principal meio de consumo de música no Brasil, mas que o físico mantém seu espaço como objeto de desejo e símbolo de experiência diferenciada para parte do público.