Contrariando mais uma vez o nome da coluna, então considere essa como a primeira edição do “Ouvi no Anime”. Dirigida por Shinichiro Watanabe, a série de animação japonesa Cowboy Bebop estreou em 1998 e conquistou muitos fãs por conta do roteiro espacial e humano de Keiko Nobumoto. Mas foi a trilha sonora recheada de jazz, blues e folk que também contribuiu para o imenso sucesso.
O anime se passa no ano de 2017, quando os habitantes da Terra passaram a viver em outros planetas do Sistema Solar. E ela apresenta a vida dos caçadores de recompensas Spike Spiegel e Jet Black a bordo da nave Cowboy Bebop. Os 26 episódios contam com influências do cinema noir, filme de kung fu e ficção científica.
Cowboy Bebop se integrou à cultura pop por quebrar vários paradigmas que esperamos ao ver um anime. A parte musical é uma delas, pois traz influências de estilos não tão orientais e nem tão modernos para uma história futurística. A compositora Yoko Kanno foi a responsável por construir os arranjos de todos os temas. E a banda de jazz japonesa Seatlbelts foi responsável por executar todas as notas com excelência.
Tema de abertura dos episódios, Tank! é um ótimo exemplo do trabalho musical. O jazz com uma dose de influência latina é marcado pelo longo solo de saxofone e o ritmo ditado pelo contrabaixo e o bongô. O realmente mostra que não é mais uma “anime song”.
O diretor Watanabe colocou muitas referências do mundo da música durante Cowboy Bebop. Alguns títulos de episódios remetem a músicas dos Rolling Stones, Stray Cats e Aerosmith. E não posso esquecer de citar a participação de três senhores simpático chamados Antônio, Carlos e Jobim. Uma homenagem ao ícone da Bossa Nova, Tom Jobim.
Sua trilha sonora, isso não foge dessas homenagens e Yoko trouxe referências de outros artistas para as composições. Esse é o caso da faixa Bad Dog No Biscuits que abre com uma versão acelerada de Midtown (Rain Dogs, 1985) de Tom Waits. E depois ela embarca em algo próximo ao ska fundido com o jazz. Realmente interessante de ouvir.
Para quem deseja ouvir aquele “blues de raiz”, Spokey Dokey é a faixa que representa bem o gênero dentro da trilha sonora do anime. A gaita e o violão dão um tom solitário e melancólico. E outras faixas com melodias como essa aparecem em diversos momentos do anime. Geralmente elas aparecem de fundo quando os personagens estão refletindo sobre sua existência, seja em terra firme ou no espaço dentro da nave.
Utilizada no fim dos episódios da série, The Real Folk Blues é uma das poucas faixas da trilha sonora com vocais em japonês. Interpretada pela cantora Mai Yamane, a música tem um som mais melancólico e tem uma ligação com o passado do protagonista Spike Spiegel. E mais uma vez, a parte instrumental é por conta do Seatbelts.
No Japão, foram lançados diversos álbuns além da trilha sonora original; cada um com suas particularidades. Vitaminless (1998) contém faixas extras, mas que ainda seguem a influência do jazz bebop. Já No Disc (1998) apresenta uma variedade maior de gêneros musicais, como heavy metal, j-pop e bluegrass. Blue (1999) traz os temas originais com participação de convidados especiais como a Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia.
Com o lançamento de Cowboy Bebop: Knockin’ on Heaven’s Door (2001), Yoko Kanno e o Seatbelts foram convidados mais uma vez a trabalhar em um álbum inédito. Com a mesma “alma” dos temas da série, o material traz de volta a influência do jazz e do blues. E assim surge faixas incríveis como What Planet Is This?!
Grande parte dos temas de Cowboy Bebop fogem daquele conceito de anime songs que todos esperam das produções japonesas. Mas a série também não segue muito os padrões dos animes. As referências cinematográficas proporcionam uma experiência diferente até para quem não é acostumado com desenhos japoneses.
E a trilha sonora vem apenas para completar esse pacote “diferenciado” de 26 episódios de uma “space opera”. E ela é tão admirada por fãs e elogiada por críticos que ganhou diversas prensagens diferentes no Japão. Por exemplo, existem boxes exclusivos com todos os discos originais e extras em vinil.
Infelizmente, por questões de direitos autorais, as canções de Cowboy Bebop não estão disponíveis nas plataformas de streaming. Porém, com uma rápida pesquisa no Youtube é possível encontrar os álbuns completos. E assim encerro o “Ouvi no Anime” com um extenso compilado com os melhores temas da animação.
https://www.youtube.com/watch?v=Fq-KORMeNBE