Nossas redes

O que você está procurando ?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

O mundo mágico das trilhas sonoras de Harry Potter

Era dia 26 de junho de 1997 quando as livrarias britânicas receberam Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro de uma saga que conquistou muitos fãs ao redor do globo. Logo, o sucesso fez com que a história do garoto bruxo saísse das páginas para as telas do cinema em 2001. E após isso, os personagens da autora J.K. Rowling e todo o universo de Hogwarts ficaram fixados na cultura pop.

Apesar das muitas mudanças na história, certamente os fãs não podem negar que a trilha sonora foi algo marcante ao longo dos oito filmes. Pois a cada capítulo que avançava, os temas acompanhavam o amadurecimento dos protagonistas e se aprofundava no clima sombrio da história que se desenvolvia.

Publicidade

Para homenagear os 20 anos da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o Ouvi no Filme vai destacar algumas das principais canções que fizeram parte das adaptações cinematográficas. Mas antes, que tal relembrar o trailer do primeiro filme da série antes?

É impossível falar da trilha sonora de Harry Potter e não lembrar de Hedwig’s Theme. Composta pelo renomado John Williams, ela é a leitmotiv que acompanha toda a série. Ou seja, a canção que apenas com as primeiras notas as pessoas conseguem associar com um personagem, um assunto ou lugar.

Do primeiro ao último filme da série, Hedwig’s Theme foi utilizada em trailers e nas cenas de abertura. E mesmo após Williams deixar o comando das trilhas sonoras da série, ela continuou sendo utilizada. Quem já visitou algum parque relacionado ao universo de Harry Potter, certamente ouviu a canção em alguma parte do passeio. E provavelmente se emocionou com ela.

Publicidade

https://youtu.be/UqDrEVugpSM

A amizade de Harry Potter com Ron Wesley e Hermione Granger foi algo inspirador para muitas pessoas. Harry Wondrous World é outra canção composta por John Williams e ilustra a ligação entre os três personagens em A Pedra Filosofal (2001).

Nos cinemas, o tema ainda apareceu em A Câmara Secreta (2002) e no último capítulo da série, As Relíquias da Morte – Parte 2 (2011). Confira o próprio Williams apresentando a canção junto com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles:

Publicidade

Como dito anteriormente, assim como a própria história dos livros e dos cinemas, a trilha sonora foi ganhando aspectos sombrios. The Dementors Converge, que aparece em O Prisioneiro de Azkaban (2004) é um exemplo disso. O tema escrito por John Williams traz um clima de tensão utilizando diversos tipos de instrumentos clássicos como flautim, harpa, tímpanos e celesta. Mas no fim, gera um resultado incrível.

https://youtu.be/bupZPumKMVg

E claro que todo vilão tem seu próprio tema. Voldemort foi escrita por Patrick Doyle, compositor escocês que substituiu Williams nas trilhas sonoras da série. A faixa épica com 9 minutos tem toda uma cortina sombria e carga dramática que faz parte do perfil do antagonista que finalmente ganha seu corpo em O Cálice de Fogo (2005).

https://youtu.be/peBgzdqmkR0

Publicidade

Infelizmente não consegui destacar todos os temas que eu gostaria, pois em oito filmes apareceram diversas canções. Mas separei as que considerei mais emblemáticas para alguns fãs da série. Boa parte delas foi guia pelo maestro John Williams, mostrando mais uma vez o seu talento na composição de trilhas sonoras.

Então para encerrar o Ouvi No Filme especial Harry Potter deixo um trecho da apresentação da Orquestra Sinfônica de San Marino sendo conduzida por Yoichi Sgiyama. No vídeo eles fazem um belo medley com vários trechos de canções que fazem parte do score dos filmes. Até a próxima semana.

Publicidade

Posts relacionados

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos