Nossas redes

O que você está procurando ?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Os temas mais marcantes da saga Star Wars

A grande estreia da semana é Han Solo: Uma História Star Wars, segundo spin-off da consagrada franquia de space opera criada por George Lucas. Da trilogia original que começou em 1977 até os filmes mais recentes da saga, o que não faltam são temas memoráveis para os fãs.

Por essa razão, o Ouvi No Filme vai resgatar alguns dos muitos temas que fazem parte dos longas do Star Wars. Todos compostos pelo gênio das trilhas sonoras, o maestro John Williams, que foi parceiro de George Lucas desde os primeiros longas no espaço.

Publicidade

Mas antes de ir mostrar um pouco do universo das trilhas de Star Wars, nada melhor do que ver o trailer do mais novo lançamento. Han Solo: Uma História Star Wars estreou no último dia 24 em nos cinemas brasileiros.

Desde o primeiro longa em 1977, uma tradição no começo dos filmes da franquia é aparecer a logo da Lucas Films e em seguida o famoso “letreiro” contextualizando a história que será contada naquele episódio. O Main Theme da franquia é apenas mais um elemento para deixar as aberturas dos filmes ainda mais épicas.

É difícil não se arrepiar mesmo se estiver vendo os filmes em Blu-Ray ou no Netflix, além de ter um tom de nostalgia para os fãs mais antigos da saga. Esse leitmotiv criado por John Williams representa a saga de uma forma geral e abaixo temos o maestro apresentando o Main Theme junto com a Orquestra Pops de Boston.

Publicidade

https://youtu.be/4rQSJDLM8ZE

John Williams tem um talento natural para compor leitmotivs e com Star Wars não foi diferente. Darth Vader não é apenas o maior vilão da cultura pop, como tem sua própria música: Imperial March. Contudo, o tema sempre aparece para representar os antagonistas da produção. Normalmente, o Império e os Sith, representantes do lado sombrio da força.

Hoje, esse tema se tornou tão emblemático que costuma ser utilizado para representar os vilões de outros filmes e até mesmo memes. Isso não tira nem um pouco o brilho de Imperial March como fica claro no vídeo feito durante uma das apresentações do projeto Star Wars Live.

Publicidade

Se existe uma tema que representa o lado sombrio da força, também existe um tema que representa o lado da luz. Binary Sunset ou The Force Theme é um dos temas que costuma aparecer nas cenas relacionadas ao personagem Luke Skywalker. Logo, ele ficou associado aos Jedi, os “mocinhos” da saga.

Diferente da Imperial March, esse tema é muito mais leve e calmo. Existem muitas razões para isso: a inocência do protagonista da trilogia original, ou a representação do desejo de paz que os Jedi propagam pela galáxia. Binary Sunset aparece pela primeira vez em uma das cenas Uma Nova Esperança (1977).

Quebrando a ideia de “temas sérios”, John Williams compôs Cantina Song. A canção descontraída serve de fundo para uma cena bem curiosa de Uma Nova Esperança. Ela é tocada pela banda “residente” da cantina da cidade pirata de Mos Eisley, no planeta Tatooine.

Publicidade

Como a cena abaixo, o tema revela como o universo dentro de Star Wars é rico e plural. Para mostrar que não é um lugar muito glamouroso e frequentado por pessoas pouco sociáveis, Cantina Song quebra os padrões estabelecidos até então durante o longa. Um dos temas “alternativos” mais lembrados pelos fãs da franquia.

De Uma Nova Esperança até Os Últimos Jedi (2017), John Williams foi responsável por todas as trilhas sonoras dos episódios principais de Star Wars. Somando uma grande quantidade de temas. Então, mais uma vez é importante citar que essa lista apontou apenas algumas das diversas composições do maestro. Talvez as mais lembradas pelos os fãs.

Para quem quer conhecer mais sobre as trilhas sonoras de Star Wars, a recomendação é ouvir a playlist The Best Of Star Wars do Spotify. Ela conta com 47 músicas e mais de 3 horas com diversos temas feitos para os longas da saga espacial.

Publicidade

Outra coisa bacana sobre os temas de Star Wars é o vídeo feito pelo apresentador Jimmy Fallon, os músicos do The Roots e os atores do filme Despertar da Força (2015). A capela, eles fazem um medley bem criativo com os principais temas da série. Além de divertido, o resultado ficou muito bem produzido. Assim, encerro o Ouvi no Filme desta semana.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Geral

O Gorillaz inovou em sua mais recente apresentação ao juntar 2-D e Damon Albarn em live para cantar Aries. Em resumo, a performance ocorreu...

Geral

Brendon Urie, frontman do Panic! At The Disco, decidiu se juntar a Jimmy Fallon para trazer uma versão inusitada do clássico do Queen e...

TV e Cinema

Entre diversas adaptações para televisão, cinema, quadrinhos e produções multi-plataforma, a franquia Star Wars emociona gerações desde sua trilogia original, produzida entre 1977 e...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos