O que você está procurando?

Som na Vitrola - Victor Persico

Som na Vitrola #85 – Filmes para quem ama Rock e Metal – Parte 3

Assim como o rock não para, o cinema também não. E a lista chega na sua terceira parte. Prepare mais pipoca!

  • Quase Famosos (2002)

Um dos melhores longa-metragem feitos sobre o assunto, Quase Famosos fala sobre um garoto de 15 anos, aspirante a jornalista que consegue trabalho na revista Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater – uma banda fictícia que lembra o Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e The Allman Brothers Band.

Continua depois da publicidade

Cena memorável e clássica do filme é no momento em que todos estão no ônibus da turnê após uma noite problemática e começam a cantar Tiny Dancer, de Elton John.

A trilha sonora conta com Led Zeppelin,  The Who, Yes, Lynyrd Skynyrd, David Bowie, Simon & Garfunkel, Rod Stewart.

O filme também foi tema na coluna Ouvi no Filme de Lupa Charleaux, e você pode conhecer mais sobre o filme aqui.

 

Continua depois da publicidade

  • Rock Star (2001)

A produção de Hollywood Rock Star foi inspirada na vida do vocalista Tim Ripper, um fã que substituiu durante um período o cargo de vocalista do Judas Priest, antes ocupado por Rob Halford. O filme também conta com uma banda fictícia de nome Steel Dragon, formada por Zakk Wylde, Jeff Pilson e Jason Bonham.

Os vocais das músicas do Steel Dragon foram feitos por Miljenko Matijevic (SteelHeart) e Jeff Scott Soto.

 

Continua depois da publicidade

 

 

 

 

Continua depois da publicidade

  • Across The Universe (2007)

Across The Universe se tornou uma das melhores homenagens aos Garotos de Liverpool. Ambientado na década de 1960, o filme é cheio de amor, humor e crítico, com canções dos Beatles e cantada pelos atores, ao vivo e durante as filmagens.

Um ótimo trabalho, com as participações de Bono Vox cantando I’m The Walrus e Joe Cocker em Come Together.

 

 

Continua depois da publicidade

 

 

 

 

Continua depois da publicidade

  • The Doors (1991)

O filme do diretor Oliver Stone está nessa lista pelo simples motivo Val Kilmer. Não pela sua atuação exagerada de Jim Morrison, mas pela loucura que ele teve por encarnar o espírito do vocalista do The Doors.

Durante as filmagens, Kilmer pedia para ser chamado de Jim Morrison, utilizava roupas iguais, andava e falava de modo idêntico ao do vocalista.

Mesmo com toda a repercussão, os integrantes vivos do Doors na época, Robby Krieger, John Densmore e Ray Manzarek (1939 – 2013), acharam o filme uma pilha cinematográfica de estrume, e que o real filme e documentário da banda seria When You’re Strange, de 2009, pela sua autenticidade e por focar menos em uma imagem fantasiosa e exagerada do frontman da banda.

 

Continua depois da publicidade

 

 

  • Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006)

Estrelado por Jack Black e Kyle Gass, a comédia é um nonsense sobre a história da banda Tenacious D. No filme, a dupla sai em busca de uma palheta mágica que já passou pelas mãos de Ritchie Blackmore, Tony Iommi, Jimmy Page e Van Halen. Ela daria poderes mágicos e habilidades musicais à quem a ostentasse.

O filme tem como participações especiais Meatloaf, Dave Grohl e o saudoso Ronnie James Dio, agindo como um conselheiro para o pequeno Jake, logo no início do filme.

Continua depois da publicidade

 

 

 

 

Continua depois da publicidade

  • Escola de Rock (2003)

Jack Black parecer um dos maiores divulgadores do gênero em seus filmes. Em Escola de Rock, Black vive a vida de um rockeiro que vira professor em uma escola extremamente formalizada e descobre que os alunos tem grandes habilidades musicais.

O filme é uma homenagem à todos os fãs e ao rock, com uma trilha sonora cheia de clássicos como, Stevie Nicks, The Who, The Doors, Cream, Led Zeppelin e a música School Of Rock feita para o filme com as crianças e Jack Black cantando e tocando.

 

Continua depois da publicidade

 

 

 

Continua depois da publicidade
  • Rock Of Ages: O Filme (2012)

Adaptado de uma peça da Broadway, Rock Of Ages foi feito para os fãs do glam rock hard rock da década de 1980. Mesmo com um enredo bobinho e cheio de clichê, a trilha sonora salva com Foreigner, Journey, Joan Jett, Warrant, Whitesnake, Guns ‘n’ Roses, Skid Row e outros hits 80′.

A surpresa fica para Tom Cruise que não deixou o microfone cair em suas cenas, com um vocal parecido com o Ratt.

 

 

Continua depois da publicidade

 

 

 

Continua depois da publicidade
  • Trick Or Treat: O Rock do Dia das Bruxas (1986)

trash movie é um clássico da década de 1980, com a trilha sonora feita pela banda Fastway.

A história gira em torno de um fã de heavy metal que sofre bullying na escola, e consegue a única cópia de um disco de seu herói, o músico Sammi Curr, com o locutor da rádio de rock da cidade, interpretado por Gene Simmons. Após tocá-la pela primeira vez, coisas estranhas e surreais começam a acontecer.

A parte mais hilária é quando Ozzy Osbourne, de cabelo lambido e vestido de pastor, está em uma entrevista dizendo que o rock é uma obra do diabo e deve- se manter longe.

 

 

Continua depois da publicidade

  • The Wall (1982)

The Wall fala sobre Pink, um astro do rock que entra em uma viagem ao interior do ser. O roteiro, escrito por Roger Waters, possui poucos diálogos, sendo metafórico e movido pelas músicas em sequências de animação, feitas pelo cartunista Gerald Scarfe.

O psicodelismo e poetização do Pink Floyd é uma das maiores e mais profundas obras musicais e cinematográficas.

 

 

Continua depois da publicidade

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=PEQEgpyrQ3Q

Continua depois da publicidade
  • Tommy (1975)

Em 1975, o álbum Tommy do The Who, lançado em 1969, invadia as telas do cinema com a promessa de que “Seus Sentidos jamais serão os mesmos”.

O musical, sem diálogos, conta a história de Tommy (Roger Daltrey), garoto que entra em uma busca espiritual, após ficar cego, surdo e mudo ao ver seu pai ser assassinado pelo padrasto, interpretado pelo veterano Oliver Reed.

Considerado estranho à primeira vista, o filme traz um elenco de peso com Jack Nicholson, Ann Margret, Eric Clapton, Elton John, Tina Turner, além dos integrantes do Who.

Considerado um marco na história do gênero opera rock.

Continua depois da publicidade

 

 

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Rod Stewart e Jools Holland lançaram, com a sua Rhythm & Blues Orchestra, o aguardado álbum Swing Fever, uma brilhante saudação de 13 faixas...

Gringolândia

Guitarrista original do Kiss, Ace Frehley lançou o álbum 10,000 Volts, o primeiro desde Origins Vol. 2, divulgado em 2020. O trabalho conta com...

Agenda

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20 horas, o Dantas Music Bar recebe as bandas Suburbia (Green Day Cover) e SubPop (Tributo ao Pop-Punk/Emo...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos