Nossas redes

O que você está procurando ?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Oscar 2018: Quem concorre nas categorias musicais?

A tão aguardada lista de indicados ao Oscar foi revelada no dia 23 de janeiro. E com isso ficamos sabendo dos concorrentes nas categorias que mais interessam ao Ouvi No Filme: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

E com os nomes em mãos, vou fazer rápidos comentários sobre cada um dos indicados. Além de apresentar algumas informações interessantes sobre eles, como a importância para a Academia e outros detalhes.

Publicidade

Melhor Trilha Sonora Original

É díficil escolher um favorito na categoria Melhor Trilha Sonora Original. Entre grandes nomes e novatos, todos os temas tem uma grande qualidade e apresentam canções bem memoráveis.

Começo com o maestro John Williams e sua 51º indicação ao Oscar. Desta vez, ele concorre com Star Wars: Os Últimos Jedi. Assim como fez nos outros trabalhos da franquia, as faixas orquestradas passam o tom épico e representam bem o lado da luz e da sombra da força.

Outro nome de peso na disputa é Hans Zimmer. O compositor alemão ficou responsável pelos temas de Dunkirk. O longa foi bastante elogiado por conta da sua edição de som que captura a atmosfera da 2ª Guerra Mundial retratada em tela. A trilha complementa esse sentimento com temas bem tensos e semelhantes aos “sons da guerra”.

Publicidade

Indicado pelo trabalho em A Forma da Água, o francês Alexandre Desplat é outro veterano da lista. Assim como o filme, a trilha fica entre romântico e mágico com algumas notas mais sombrias para fazer referência a criatura da história ou aos antagonistas. Lembrando que esse álbum foi o vencedor da mesma categoria no Globo de Ouro deste ano.

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, está sendo indicado pela primeira vez pela trilha de Trama Fantasma. E bem diferente da sua banda, o músico desenvolveu temas com arranjos mais clássicos. Mas, sem perder a veia melancólica que combina bem com o drama do longa metragem que se passa em 1950. Ou seja, tudo acaba se encaixando.

Publicidade

Com uma longa lista de trabalhos, mas concorrendo pela segunda vez ao Oscar, temos Carter Burwell. O compositor americano escreveu os temas de Três Anúncios Para Um Crime e é o material mais diferente da lista. Flertando bastante com o folk e a música de raiz americana, o trabalho apresenta bem o clima de tensão da trama do longa.

Melhor Canção Original

Agora vamos falar da categoria Melhor Canção Original, aquelas músicas que foram feitas especialmente para os filmes. E essa categoria está bem variada com diversos gêneros e artistas famosos na disputa.

Publicidade

Seguindo a “tradição”, a animação que concorre na categoria é Viva: A Vida é Uma Festa. Remember Me é um lindo dueto da cantora mexicana Natalia Lafourcade e o cantor americano Miguel. Com influências latinas e gostosa de ouvir, a canção foi escrita pelo casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, responsáveis pelo sucesso de Let It Go de Frozen (2013).

Retirada do musical O Rei do Show, This is Me é uma das canções que mais se destacam deste longa. A faixa tem um jeito bem pop é interpretada pela atriz e cantora Keala Settle, que mostra bem sua extensão vocal. A música foi composta por Benj Pasek e Justin Paul.

Publicidade

Consagrada cantora de R&B, Mary J. Blige deu a voz para a canção Mighty River. Parte da trilha de Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi. A balada tocada ao piano e com apoio de um coral traz bem a carga dramática do longa. Além de Blige, a canção é assinada por Raphael Saadiq e Taura Stinson.

Representando o indie rock, Mystery of Love de Sufjan Stevens faz parte do longa Me Chame Pelo Seu Nome. A balada acústica tem um jeito romântico e agradável de ouvir. Ela foi feita exclusivamente para o filme a pedido do diretor Luca Guadagnino.

Publicidade

Trazendo um pouco do clima do soul dos anos 40 do filme Marshall, Stand Up for Something é interpretada por Andra Day. A faixa ainda tem um toque de modernidade com a participação do rapper Common, mas segue na categoria soul-retro.

Então, esses são os meus comentários sobre os indicados ao Oscar. Espero que tenham gostado desse texto mais longo, mas com curtos comentários sobre cada obra. Até mais!

 

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A banda norte-americana Real Estate lançou o sexto álbum de estúdio, Daniel, que conta com 11 faixas inéditas. O novo disco foi antecipado pelos...

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Na noite de hoje, 12 de março, às 22 horas, acontecerá a cerimônia do Oscar 2023, com transmissões pela TNT e HBO Max. Um fato é que “Tudo em...

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Desde o final de “Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith“, muitos se perguntaram como estava a vida de Obi-Wan Kenobi,...

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Desde “Dor e Glória” o cineasta Pedro Almodóvar tinha mostrado que voltou com tudo para as produções que estavam chamando atenção das grandes...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos