Encontre no blog...



Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme #14 – As incríveis trilhas sonoras de John Williams

Hoje o Ouvi no Filme será mais clássico e por isso não vou falar de um filme em especial. Vou comentar um pouco da longa obra de John Williams. Se você não é um grande cinéfilo, provavelmente não irá associar o nome a pessoa, ou melhor, as composições. Entretanto, são tantos arranjos famosos que será impossível você nunca ter ouvido um trabalho dele.

Nascido em Long Island em 1932, Williams é praticamente um mestre das trilhas sonoras. Compositor e multi-instrumentista, ele trabalhou diversas vezes com Steven Spielberg e George Lucas, criando grandes temas para filmes blockbusters. Possui mais de 110 prêmios na sua carreira e mais de 220 indicações. Apenas no Oscar foram 50 indicações, porém só conquistou 5 estatuetas.

Continue lendo após a publicidade

Neste Ouvi no Filme quero separar algumas composições que ficaram marcadas na história do cinema e da cultura pop em geral. Infelizmente, não poderei citar todas, mas é o bastante para mostrar o talento de Williams.

Como fã de Star Wars, obviamente tenho que destacar dois sons que fazem parte da trilogia clássica (1977, 1980 e 1983). O tema principal realmente é aquele gatilho mental para as pessoas mergulharem para uma viagem numa galáxia muito muito distante.

https://youtu.be/4rQSJDLM8ZE

The Imperial March, que aparece O Império Contra Ataca (1980), pode ser chamada de “canção do Darth Vader”. Ela serve de fundo na maioria das aparições do maior vilão do cinema. Junto com o famoso barulho da respiração do personagem, não tem como não se sentir intimidado.

Continue lendo após a publicidade

Um dos momentos de genialidade de Williams é o tema de Tubarão (1975). As duas primeiras duas notas da composição parece acompanhar os movimentos de um tubarão ao nadar. O tema vai crescendo junto com a ideia do animal se aproximando para o ataque. Se você estiver no mar, certamente sentirá o pânico vindo junto. Não podemos negar que são poucos artistas que conseguem colocar na música esses tipos de sensação.

Outra imensa contribuição de Williams para a cultura pop é o tema de Superman (1978). Anos e anos depois, várias adaptações depois para o cinema, a canção continua com uma grandeza igual ao do personagem. Qualquer criança quando tentou ser o Super Homem cantarolou um trechinho dela.

Continue lendo após a publicidade

O trabalho mais popular e recente de Williams foi a composição da trilha sonora dos três primeiros filmes da série Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001), A Câmara Secreta (2002) e O Prisioneiro de Azkaban (2004). A faixa Lumos! (Hedwig’s Theme), que aparece no terceiro longa, logo depois passou a ser uma referência musical para os fãs do bruxo. Mesmo após a saída do músico da produção, a faixa continuou sendo usada nos trailers e filmes que vieram depois.

Esse Ouvi No Filme sobre John Williams na verdade foi apenas um pequena introdução ao mundo desse compositor de trilhas sonoras. Sua discografia é realmente imensa e com excelentes produções. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), E.T.: O Extraterrestre (1982), Esqueceram de Mim (1990), Jurassic Park (1993), A Lista de Schindler (1993) e Memórias de Uma Gueixa (2005) são alguns outros filmes que você encontrará composição dele.

Continue lendo após a publicidade

Confira uma ótima seleção de músicas de John Williams:

Continue lendo após a publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

CATEGORIAS

PUBLICIDADE

Posts relacionados

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Após o tremendo sucesso que foi o relançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas nacionais e mundiais, a HBO...

TV e Cinema

Na sexta (12) estreia exclusivamente no Disney+ a versão reimaginada da franquia Esqueceram de Mim. Confira quatro bons motivos para assistir.

TV e Cinema

Chegou o trailer de Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar, a nova comédia de aventura do Disney+! Esta versão reimaginada da icônica franquia...

TV e Cinema

Entre diversas adaptações para televisão, cinema, quadrinhos e produções multi-plataforma, a franquia Star Wars emociona gerações desde sua trilogia original, produzida entre 1977 e...