O que você está procurando?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi No Filme #4 – Como o heavy metal e hard rock embalam os Reis de Dogtown

Skate e hardcore são culturas que cresceram juntas e interligadas. Mas será que foi sempre assim? Os primeiros skatistas realmente apreciavam sons rápidos e agressivos? A trilha sonora de Reis de Dogtown (Lords of Dogtown, 2005) mostra que o gosto musical era um pouco diferente do que acontece hoje.

Inspirado no excelente documentário Dogtown and Z-Boys (2001), o longa metragem dirigido por Catherine Hardwicke apresenta uma versão mais romantizada da história dos skatistas Jay Adams (Emile Hirsch), Stacy Peralta (John Robinson) e Tony Alva (Victor Rasuk). O trailer deixa mais claro o começo da carreira dessas lendas:

Continua depois da publicidade

A história começa em 1975 e a cena musical nos Estados Unidos ainda não tinha sido atingida pelo punk rock. O hard rock e o heavy metal faziam parte das “mixtapes” do pessoal que começava a descobrir o skate como uma alternativa para os dias sem ondas para surfar.

Um exemplo disso é o grupo dos Z-Boys indo para uma competição ouvindo Hair Of The Dog do Nazareth. Uma prova que a banda é muito mais do que apenas Love Hurts.

Continua depois da publicidade

Jay Adams é um personagem bem forte dentro da história. Talvez por isso, ele deve ter escolhido Iron Man do Black Sabbath para ser a trilha sonora de uma competição. Na época, isso poderia ser uma quebra de paradigma imenso. Hoje, passou a ser uma excelente trilha sonora.

Turn To Stone de Joe Walsh serve de fundo para uma bonita cena de skate e surf em um momento de reflexão dos personagens, reforçando a força do hard rock nos anos 1970.

Continua depois da publicidade

Com o avanço na história (e dos anos), o hardcore finalmente faz uma ponta no filme. Em uma das cenas, o Rise Against aparece fazendo uma cover de Nervous Breakdown do Black Flag. Uma forma de representar a vida extrema de Jay Adams. A versão ficou tão boa que ganhou um clipe com imagens do filme.

Não que isso pode ser considerado um spoiler, pois é uma obrigação para os fãs de skate saber a história de Adams, Peralta e Alva; a cena final ficou bastante marcante por conta da sua trilha sonora. Wish You Were Here do Pink Floyd ganhou uma belíssima versão feita por Sparklehorse e Thom Yorke (Radiohead).

Continua depois da publicidade

Reis de Dogtown é um filme completo: Tem uma boa história, uma ótima trilha sonora e excelente fotografia. Quem gosta de skate e rock, não terá o que reclamar. O CD lançado pela Geffen trouxe 17 músicas de artistas como The Allman Borthers Band, Deep Purple, Neil Young, Iggy Pop e T. Rex. No filme, diversas outras faixas foram apresentadas e certamente quem gosta do rock dos anos 1960/1970 vai aprovar.

Ouça a trilha sonora de Reis de Dogtown que começa com o Social Distortion fazendo uma excelente versão de Death or Glory do The Clash.

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

A banda norte-americana Real Estate lançou o sexto álbum de estúdio, Daniel, que conta com 11 faixas inéditas. O novo disco foi antecipado pelos...

Agenda

A seminal banda punk norte-americana Black Flag retorna a São Paulo, com show no dia 27 de outubro, no Carioca Club. O evento, cuja...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos