Um dos principais assuntos desta semana é o lançamento do trailer de Trainspotting 2. Após 20 anos de espera, os fãs terão a oportunidade de ver uma continuação desse filme ícone dos anos 9o. Mas, vamos voltar para 1996.
Adaptando o romance junkie de Irvine Welsh para o cinema, Trainspotting é um filme que marcou uma geração. A história de Mark “Rent Boy” Renton (Ewan McGregor), um viciado em heroína cercados de amigos nada normais, tem cenas e uma trilha sonora marcante.
A luta contra o vicio, problemas pessoas e a depressão econômica de Edinburgh na Escócia na década de 80 são algumas das reflexões feitas pelo protagonista. O trailer explica muito mais desse cenário:
John Hodge foi responsável pela adaptação do roteiro para as telonas e Danny Boyle por dirigir o filme. Mas além de adquirir um status de cult movie, Trainspotting é reconhecido pelas músicas que compõem sua trilha sonora.
Na época de sua estreia, um disco com as principais canções do filme foi lançado pela Capitol. Mas graças ao sucesso nos cinemas, um segundo volume foi disponibilizado em 1997. Esse novo álbum conta com outras faixas que ficaram de fora do primeiro material e canções que foram cortadas da versão final.
Ambos os CDs trazem canções do Blur, Brian Eno, Primal Scream, Pulp, Elastica, David Bowie e muitos outros artistas. Ao todo são 29 faixas de britpop, dance, rock alternativo e outros estilos.
Voltando ao filme: como você ouviu no trailer, Lust For Life de Iggy Pop é uma música que representa bem o filme. Ela aparece logo nas primeiras cenas com imagens refletem o cotidiano junkie de Rent Boy e sua turma, enquanto suas falas expõem sua visão do mundo.
Curiosidade: Lust For Life foi lançada em 1977 em um álbum homônimo de Iggy Pop. Em 1996, ela ganhou um clipe com cenas do filme para contribuir com a divulgação.
Apesar da vida de vícios, Rent Boy precisava encontrar seu par. O primeiro encontro com Diane Coulston (Kelly Macdonald) é embalado pelo DJ que toca uma versão feita pelo Heaven 17 para Temptation do New Order. Logo depois, é possível ouvir um trecho de Atomic do Sleeper.
Em um filme junkie não poderia faltar a colaboração de um especialista no assunto. Em uma das cenas mais tensas do filme (e acredite, tem piores), Perfect Day de Lou Reed serve de trilha após Rent Boy sofrer uma overdose e ser “levado” para o hospital.
Apesar das influências rock’n’roll e britpop, Trainspotting ajudou bastante a divulgar a música eletrônica nos clubes ingleses. Born Slippy .Nuxx do Underworld é considera um clássico e está bastante relacionada ao filme.
No original, ela toca nas cenas finais. Mas a faixa é tão marcante para os fãs do filme que ela aparece logo no começo do trailer de Trainspotting 2:
Todos estão com grande expectativa ao ver os personagens do filme original retornando para uma continuação. Mais uma vez, ela traz uma parceria de Danny Boyle e John Hodge ao adaptar o livro Porno, também de Irvine Welsh.
Trainspotting 2 será lançado no dia 27 de janeiro nos cinemas ingleses. Enquanto ele não chega, curta um pouco da trilha sonora do primeiro: