A segunda temporada de Stranger Things finalmente chegou ao Netflix nesta sexta-feira (27). Todos estão ansiosos para descobrir os novos mistérios da cidade de Hawkins. Criada e produzida pelos irmãos gêmeos Matt e Ross Duffer, The Duffer Brothers, a série é uma carta de amor a cultura pop que surgiu nos anos 80.
Após o desaparecimento do garoto Will, um grupo de amigos sai em busca do colega. E no meio das investigações, eles descobrem um programa ultra secreto do governo americano, uma força sobrenatural, um mundo invertido e uma garota “diferente” chamada Eleven. Uma trama cheia de nostalgia para quem cresceu nos anos 80 e uma trilha sonora incrível.
Não vou me aprofundar muito na história para não dar spoiler. Então, vou deixar o trailer final da segunda temporada para quem já assistiu a primeira:
Eu poderia comentar a seleção de clássicos que aparece na trilha sonora, como Should I Stay or Should I Go do The Clash. Ou citar as canções do Joy Division, New Order, Peter Gabriel e Tangerine Dream. Uma playlist bem incrível, porém o meu foco será nas canções originais feitas as duas temporadas.
Assim como o próprio programa, os temas de Stranger Things são carregadas de influências dos anos 80, trabalhando bastante com sintetizadores e outros instrumentos da época. O material foi composto por Kyle Dixon e Michael Stein, integrantes da banda americana Survive, e teve influência de artistas como o italiano Giorgio Moroder e o francês Jean-Michel André Jarre.
As canções trabalham com o conceito de ficção científica e sobrenatural que pauta a série. Elas se misturam entre o lado “sombrio” e apresentação de algo mágico que acompanha a narrativa da produção. Algo que fica claro logo na abertura:
O trabalho da dupla Dixon e Stein foi bem orientado pelos Duffer Brothers antes mesmo da escolha do elenco da primeira temporada. Por exemplo, as demos dos temas de cada personagem eram apresentada aos atores durante as audições.
Ambos os compositores trabalharam bastante no desenvolvimento de material original para a série. A primeira temporada conta com uma trilha sonora com 75 músicas, divididas em dois álbuns que foram indicadas ao Grammy na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Os temas da segunda temporada foram disponibilizados nas plataformas de streaming no dia 19 de outubro. O primeiro volume já conta com 34 faixas cujo os títulos não entregam o roteiro, mas instigam os fãs. Walkin’ In Hawkins abre o álbum:
https://youtu.be/03CLlY1QhvU
Stranger Things é uma obra completa e nostálgica. Não apenas no seu conteúdo visual, mas em uma trilha muito bem trabalhada por Kyle Dixon e Michael Stein explorando os “melhores” elementos dos anos 80. Então, para completar sua experiência, tire um tempo para ouvir os três álbuns da trilha sonoras da série.