Nossas redes

O que você está procurando ?

Pega a Visão - Isabela dos Santos

Pega a Visão #01 – O RAP será (ou já é) a nova MPB?

ISABELA DOS SANTOS
Foto: Mídia Ninja

Um dos marcos da ditadura (regime militar, governo de 1964 a 1985 ou como quer que você chame esse período), foram as produções musicais que conseguiam driblar a censura, usando de “truques linguísticos” para passar a mensagem nas entrelinhas: denunciar as injustiças sociais, torturas, desaparecimentos, o amor ao dinheiro, cantar sobre democracia, um país livre e igualitário para todos.

Publicidade

Sim, o movimento foi necessário, porém se pegarmos um panorama geral, chegamos à conclusão que a maioria dos ouvintes tinha estudantes de classe média como protagonistas. E o restante das pessoas que entendiam as mensagens por trás das letras tinham um certo grau de estudo.

Hoje em dia a música Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré, e Cálice, de Chico Buarque, estão entre coleções que marcaram a época. Marcaram uma geração que queria mudança, gritava por mudanças e cantava por mudanças. Porém, a Música Popular Brasileira estava ainda que defendendo os direitos sociais, a democracia e lutando contra injustiças, na mão de quem tinha um certo poder aquisitivo e/ou privilégio na sociedade.

Mas por que falo isso? Assim como a MPB foi um grande agente de resistência, aposto no RAP como novo representante na voz das consideradas “minorias”. Na verdade eu e os demais ouvintes já achamos e essa é, na verdade, a proposta do gênero. Enfatizo a ideia porque a cena está crescendo e vai crescer cada vez mais. E como já vem sendo, as pessoas menos privilegiadas seja em moradias, poder aquisitivo, cor, orientação sexual e toda diferença que crie desigualdade entre as pessoas, poderá ser representada pelo gênero.

Publicidade

A música nas mãos de quem realmente é menos privilegiado. Sem entrelinhas, papo reto das dificuldades, das lutas de cada dia. A minoria mostrando sua revolta, conquistas, tendo voz para retrucar preconceitos, para atacar preconceituosos. Basta criatividade, microfone, som. O RAP incentiva, dá voz, espaço para qualquer pessoa. E com tantas vivências, histórias contadas, se torna um poço de arte, poesia e identificação. É político e individual. É sociedade e pessoa. É denúncia e sentimento. E é poesia.

Não comparo o RAP à MPB como se fosse uma competição, uma sobreposição, mas sim como uma continuidade. E é isso que o Pega a Visão vai abordar: matérias, entrevistas, resenhas (e o que vier na minha cabeça) sobre quem fortalece a proposta do RAP.

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

O cantor e compositor santista Luccas Galante lançou seu primeiro single autoral, Entre Pinguins e Morangos, já disponível para download nas principais plataformas digitais....

BR

Lebronx, novo projeto de rap que reúne o produtor e multi-instrumentista DJ Black Sheep e os rappers Sennk e Jeza da Pedra, estreou com...

BR

Existem faixas na cultura pop que parecem um objeto sagrado, que se tornam parte da história de modo tão forte que não se toca,...

BR

Amar, criar expectativas e, em seguida, lidar com a decepção. Esse é o tema do single de estreia do cantor e compositor João Losque,...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos