FERNANDA DURANTE
O Korean Pop, mais conhecido como K-Pop, é um gênero musical relativamente novo. Ele surgiu nos anos 1990, na Coreia do Sul e hoje conquista fãs ao redor do mundo. Mas, em que contexto ele apareceu? Para compreender a origem desse ritmo, antes, é preciso entender dois momentos importantes da história da Coreia.
Durante 35 anos o Japão teve o domínio colonial da Coreia. Isso acabou depois dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, quando as tropas japonesas se renderam às forças aliadas. Com isso, a Coreia foi dividida. A União Soviética (comunista) ficou com a parte norte (Coreia do Norte) e os Estados Unidos (capitalista) cuidou da parte sul (Coreia do Sul).
Por causa dessa divisão, em 1950, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul numa tentativa de derrubar o governo. Com isso, começou a chamada Guerra da Coreia, que deixou estragos imensos.
O fato é que a Coreia do Sul teve uma recuperação econômica, tecnológica, educacional e industrial muito rápida. Esse crescimento ficou conhecido como o “Milagre do Rio Han”, que é visto como o responsável por tornar a Coreia do Sul um dos países mais desenvolvidos da atualidade.
Foi nesse cenário que surgiu, em 1989, uma das mais bem sucedidas empresas musicais da Coreia do Sul, a SM Entertainment. E com ela, apareceram os artistas Seo Tai-ji (que era participante de uma banda de heavy metal), Yang Hyun-suk e Lee Ju-no, que ficaram conhecidos como Seo Taiji & Boys.
O grupo foi lançado em 1991 e ganhou popularidade muito rápido entre os jovens, por incorporar em suas músicas estilos considerados americanos, como o rock, hip hop e techno. Além de também dançar durante suas apresentações.
A indústria do entretenimento viu nesse novo estilo uma grande chance de lucro e começou a reproduzir a mesma receita, lançando outros grupos do mesmo gênero, que ficou conhecido como K-Pop.
Confira outros grupos que marcaram o K-Pop dos anos 1990:
H.O.T
Fundado em 1996 pela SM Entertainment, o grupo é formado por cinco membros e é o percursor do fenômeno Hallyu (como a mídia chama a invasão da cultura sul-coreana no restante da Ásia). A popularidade do H.O.T era tanta que eles tinham uma marca própria de refrigerantes. O grupo terminou em 2001.
S.E.S
Também da SM Entertainment, foi o primeiro girlgroup de sucesso. Com estreia em 1997 e formado por três integrantes, a carreira do S.E.S durou até 2002. Elas lançaram sete álbuns coreanos, cinco japoneses e dois taiwaneses. Em 2007, o grupo se reuniu novamente durante uma apresentação para comemorar o que seria seu aniversário de dez anos.
G.O.D
Um dos primeiros grupos lançados pela JYP Entertainment. Fundado em 1999, eles foram o primeiro grupo de K-Pop a conseguir vender milhões de cópias. Com cinco integrantes, o grupo se separou em 2005 para que os membros pudessem seguir carreira solo. Em 2014, eles se reencontraram e gravaram um álbum para comemorar o aniversário de 15 anos do grupo.
https://www.youtube.com/watch?v=m9XgWtsxhnk
Shinhwa
Dentre os grupos mais antigos, esse é o único que segue em atividade. Composto por seis membros, o Shinhwa estreou nos palcos em 1999 e se tornou o primeiro grupo de pop sul-coreano a possuir uma companhia própria, a Shincom Entertainment, que foi fundada em 2011.