FERNANDA DURANTE
Os programas musicais de sobrevivência são muito populares na Coreia do Sul na hora de formar novos grupos de k-pop. Foi assim com nomes como Monsta X, Winner, Ikon, VIXX, I.O.I e Twice. Entre esses grupos está o novo Stray Kids, debutado em março deste ano, mas que já chamou a atenção do público antes mesmo da estreia.
Diferentemente de outras atrações do gênero, o reality show Stray Kids (que tem o mesmo nome do grupo formado por ele) não apostou em uma grande quantidade de integrantes que iam sendo eliminados no decorrer dos episódios. Durante todo o programa, apenas dois participantes (Minho e Felix) chegaram a sair, mas ao final receberam uma chance de retornar ao grupo. Hoje, os dois são membros oficiais da equipe.
Realizado pela JYP Entertainment e com parceria da Mnet, a atração caminhou em uma direção oposta a qual o público estava acostumado. Durante a temporada, os nove trainees (termo usado nas empresas para os jovens que estão se preparando para estrear na indústria do entretenimento) escolhidos precisaram mostrar muito trabalho em equipe para cumprir os desafios que eram passados a eles.
Antes mesmo de o programa ir ao ar, o Stray Kids lançou o clipe do single Hellevator, como uma forma de fazer o público conhecer e se aproximar dos participantes. Com uma batida marcante, rap line de chamar a atenção e uma letra que faz referência às dificuldades enfrentadas pelos trainees, o music video foi lançado em outubro do ano passado e conta com 24 milhões de visualizações.
Além disso, antes de sua estreia oficial, o Stray Kids também lançou um álbum de pré-debute chamado Mixtape. Composto por sete faixas (Hellevator, Young Wings, GRRR, YAYAYA, Glow, School Life e 4419), o disco atingiu o topo das paradas no iTunes em quatro países e conseguiu ficar no Top 10 de mais vendidos em 14 locais.
No final do reality show, ficou decidido que o grupo iria estrear com todos os nove participantes do programa: Chan, WooJin, Minho, Chang Bin, Hyun Jin, Jisung, Felix, Seungmin e Jeongin. O Stray Kids teve seu debute no dia 26 de março, com a música District 9. Até o momento, o clipe já reuniu mais de 22 milhões de visualizações. A faixa faz parte do primeiro mini álbum do grupo, intitulado I am NOT.