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PPA #66 – Os 20 anos de “Nimrod” do Green Day

No dia 14 de outubro de 1997, o Green Day lançou seu quinto álbum: Nimrod. E 20 anos depois, esse álbum pode ser considerado o mais completo do trio californiano. Ele fica no meio entre a fúria punk adolescente de Dookie (1994) e do começo dos projetos mais ousados como American Idiot (2004). E arrisco a dizer que é o disco de pop punk perfeito.

As 18 músicas conseguem trabalhar bem ambos os extremos que dão nome ao gênero. O pop e o punk estão no mesmo lugar e convivem harmoniosamente. E talvez agora ele faça muito mais sentido do que na época do seu lançamento.

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Começando com Nice Guys Finish Last, quase uma continuação do disco anterior Insomniac (1995), aos poucos outros elementos que ninguém esperava aparecem no álbum. E isso vai além da sonoridade que flerta com o folk, rockabilly e surf music. As letras são mais maduras e cheias de reflexões de quem está na casa dos 20 e poucos anos.

The Grouch representa o medo de se tornar um adulto chato, enquanto Redundant revela as dificuldade de manter um relacionamento saudável com a pessoa que ama. Canções que são confissões de um jovem rockstar que tinha que se dividir entre a casa e a estrada. Lembrando que os integrantes da banda tinham aproximadamente 25 anos na época.

Billie Joe Armstrong já confessou que uma parte da influência por trás de Nimrod foi o disco Reject All American (1996) da banda riot grrrl Bikini Kill. A ideia de equilibrar “músicas punk cruas com sons delicados” só aconteceu por conta do trabalho do grupo liderado por Kathleen Hanna. E assim, faixas mais melódicas como Scattered e Worry Rock estão lado a lado de músicas cheias de raiva como Platypus (I Hate You) e Take Back.

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Três faixas de Nimrod merecem destaque pelo Green Day ter explorado novos caminhos. Last Ride In é um instrumental influenciado por surf music que mostra o talento como músicos. Enquanto King For A Day brinca com ska e apresenta uma letra debochada falando sobre homossexualidade, influência direta de Pansy Division.

Good Riddance (Time of Your Life) veio para mostrar que é possível misturar o pop com o punk no mesmo disco. A balada acústica ficou guardada desde o Dookie e acabou se tornando o ponto de virada na carreira da banda. Além de quebrar paradigmas e apontar um novo rumo para o gênero, assim como o álbum inteiro.

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