Cantora e pianista natural de Pamplona, Amaia foi mais um nome trazido pelo Primavera Sound para divulgar a música espanhola. No Palco Beck’s, ela teve um início tímido, no piano, mas bastou se apresentar para os fãs que o jogo virou.
O forte calor foi o grande rival de Amaia, diante de uma plateia que a apoiou e soltou gritos de incentivo do início ao fim. Na reta final, em função do forte sol, a espanhola de 23 anos chegou a passar mal e precisou sair do palco. Socorrida pelos músicos da banda, logo retornou e cantou mais duas canções.
O ponto de virada da apresentação foi quando anunciou que cantaria algumas músicas no piano. Iniciou o set mais intimista com Perdona, canção de Marcelo Criminal que Amaia gravou uma versão com a banda Carolina Durante, que havia se apresentado há pouco em outro palco.
Na sequência, foi para a frente do palco e acompanhada da guitarrista, que trocou o instrumento por um violão, cantou uma faixa autoral, Yamaguchi.
O retorno da banda veio em Santos que Yo te Pinte, na qual mostrou muito entusiasmo com o apoio do público. Aliás, seguiu dançando e interpretando cada estrofe.
Bastante performática, Amaia cantou Quiero Pero No. Ao término da canção foi recebida com gestos de L dos fãs. Repetiu o gestual e perguntou o significado do L. A resposta foi “olé, olé, olé, Lula, Lula”. Sim, as eleições acabaram, mas a alegria do público não.
Mas vale destacar como Amaia voltou cheia de disposição depois de passar mal. Em La Canción que no Quiero Cantarte, nem parecia que minutos atrás estava desacordada no backstage. Show de superação e muita dedicação no palco.