Em seu maior show na atual turnê, Witness, a cantora norte-americana Katy Perry levou mais de 40 mil fãs para o Allianz Parque, em São Paulo, no último sábado. Além de um caminhão de hits, a apresentação ficou marcada pela participação da veterana cantora brasileira Gretchen, que gravou o clipe de Swish Swish com Katy, além dos efeitos visuais e a subida de mais uma fã no palco.
O momento não é o melhor da carreira dela, mas a cantora soube driblar muito bem o fiasco de Witness nas paradas, mantendo a fórmula das outras turnês.
A cobrança em cima de Katy sempre será maior do que em suas contemporâneas. Afinal, ela foi a responsável por igualar um recorde histórico: cinco singles do mesmo disco no primeiro lugar da parada Hot 100 da Billboard. O feito foi alcançado em 2011, com o seu segundo disco, Teenage Dream, que empatou com Bad (1987), de Michael Jackson.
E se em 2011, durante sua primeira turnê no Brasil, o público paulistano teve papel importante em sua vida pessoal, o mesmo aconteceu este ano, mas com um viés mais profissional. Explica-se: antes da apresentação na Chácara do Jockey, em 2011, a cantora recebeu o SMS do então marido Russell Brand, no qual ele pedia o divórcio. O show quase foi cancelado.
“Teve um momento em que eu subi no palco e a plateia, do nada, começou a gritar ‘Katy, eu te amo’. Eu não tinha a menor ideia do que era, mas eu me senti muito confortada. Era disso que eu estava precisando”, comentou em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo.
E o grito “Katy, eu te amo” voltou com tudo no Allianz Parque, desta vez para confortar a cantora, que teve o pior desempenho de sua carreira nas paradas. Witness, disco que dá base para a atual turnê, não emplacou um single sequer no Hot 100. O álbum figurou apenas uma semana no Top 20 da Billboard, mas em uma colocação abaixo dos dez primeiros. A cantora sabe que o público brasileiro é caloroso com ela. Chegou a declarar em algumas entrevistas recentes que se sente como Justin Bieber no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=yc1BqhDIqAM
Com algumas inovações no som, utilizando mais batidas eletrônicas, além de letras com teor mais contestador, Katy pode ter desagradado o mercado, que esperava mais do mesmo na linha do sonho adolescente da cantora.
Mesmo com o fracasso nas vendas de Witness, Katy não se deixa abater nos shows. E é corajosa quando coloca a cara a bater com oito faixas do álbum. O equilíbrio vem com outras sete canções de Teenage Dream. Prism (3) e One of the Boys (2) completam o repertório.
O que segura a apresentação são os mesmos recursos das outras duas turnês que passaram pelo Brasil (Prismatic e California Dreams Tour): interação com os fãs, carisma, efeitos visuais, coreografias bem ensaiadas (sim, aqueles dançarinos que a Taylor Swift alegou que Katy havia roubado da turnê dela) e hits.
No palco, a cantora arrancou muitos risos dos fãs quando recebeu Vitória, de 22 anos, e conversaram sobre vários assuntos. Além de mostrar algumas palavras e expressões que havia aprendido em português (eu te amo, miga sua loka, silêncio, cala a boca), a cantora revelou que o seu tataravô era português de Açores. “Me sinto um pouco portuguesa”, brincou.
Ainda durante o diálogo com a fã, Katy foi surpreendida pelos gritos de “Fora, Temer!”. Quando descobriu do que se tratava, comentou: “A mudança depende de vocês. Ela começa com vocês”.
Com sucesso ou não de Witness, Katy já sabe onde pode recarregar suas energias. O público brasileiro não demonstrou nenhuma implicância com as faixas novas. Mesmo que não tenham se empolgado tanto, como com outros sucessos.
Abertura com Bebe Rexha
A cantora norte-americana de origem albanesa Bebe Rexha abriu a noite. Com um set de 40 minutos, ela conquistou o apoio dos fãs de Katy Perry do início ao fim. Com apenas EPs lançados, ela apresentou um repertório com alguns covers e a parceria dela com David Guetta (Hey Mama), além de seus dois principais hits, Meant to Be e I Got You. A última, por sinal, ganhou uma adaptação em português pela banda pernambucana A Favorita, que traduziu como Só da Tu.
Bebe entrou na brincadeira e cantou o refrão dessa forma. Demonstrando muita simpatia, a cantora arriscou algumas palavras em português para conversar com os fãs. Quando o público gritou “gostosa” para ela, a americana perguntou se o seu bumbum estava bom para fazer frente aos “brazilian ass” no Rio. A resposta positiva foi imediata.
Set list – Katy Perry
Witness
Roulette
Dark Horse
Chained to the Rhythm
Teenage Dream
Hot N Cold
Last Friday Night (T.G.I.F.)
California Gurls
I Kissed a Girl
Déjà Vu
Tsunami
E.T.
Bon Appétit
Wide Awake
Unconditionally
Power
Part of Me
Swish Swish
Roar
Firework