A dor do luto passou, e a apresentação não tão empolgante no Lollapalooza também. Na noite de terça-feira, a banda norte-americana Eagles of Death Metal promoveu uma festa inesquecível com os compatriotas da Vintage Trouble, no Cine Joia, no Centro de São Paulo. Com ingressos esgotados horas antes de começar, cerca de mil pessoas compareceram à festa quase exclusiva com essas duas bandas acima da média.
Já se foram quatro meses do fatídico 13 de novembro, quando uma série de ataques terroristas abalou Paris. No mais impactante deles, o Eagles of Death Metal pode se considerar um sobrevivente. O grupo se apresentava na casa de shows Bataclan, quando extremistas do Estado Islâmico assassinaram 90 pessoas, incluindo um staff do grupo.
De lá para cá, o vocalista Jesse Hughes não parecia mais o mesmo. O humor, uma de suas principais características, se perdeu. O sorriso deu lugar ao choro. E uma série de fatos atrapalhou a sequência de shows na Europa, tal como a lesão no dedo de Hughes, que forçou a banda a cancelar oito apresentações, semanas antes da turnê pela América do Sul.
Mas a alegria voltou. Hughes demonstrou sua satisfação de estar no Brasil o tempo todo. Distribuiu dezenas de palhetas, pulou, gritou, dançou e mostrou que o rock realmente venceu.
Humor afiado
O músico demonstrou estar com o humor bem afiado. Disse que amava todas as garotas que estavam no show e se declarou um tarado filho da p#$@. “Esse local era um cinema pornô japonês e isso explica porque temos uma b#$@& na decoração”, disse em referência a uma parte do palco, que para ele tinha o formato do órgão genital feminino.
O repertório do Eagles of Death Metal teve um acréscimo bom em comparação ao show do último sábado, no Lollapalooza. Foram quase duas horas de canções pesadas, quase sempre acompanhadas de rodas de pogo dos fãs.
I Only Want You, do álbum de estreia Peace, Love, Death Metal, de 2004, para abrir a apresentação foi o estopim para levar o público ao delírio. I Love You All The Time e a cover do Duran Duran Save a Prayer também empolgaram os fãs.
Diferentemente do Lollapalooza, o público também estava mais disposto a curtir o momento, fazer o show junto com a banda. Nada de selfies desnecessários ou conversinhas aleatórias durante a apresentação. Bom para todos.
E tirar o Eagles of Death Metal do palco não foi fácil. Depois de mais de uma hora tocando de forma intensa, a banda se retirou de cena, mas Hughes voltou e tocou três canções sozinho, acompanhado apenas de sua guitarra. Brown Sugar, do Rolling Stones, foi a primeira da sequência.
Depois, Hughes ainda pediu o retorno dos outros integrantes, tocou mais um pouco e encerrou com um duelo de guitarras com Dave Catching, praticamente um Guitar Hero para celebrar a vitória do rock.
Set list
I Only Want You
Make a Bang
Complexity
Whorehoppin
Got A Woman
Just 19
Silverlake
So Easy
The Reverend
Cherry Cola
Oh Girl
Save a Prayer
Miss Alyssa
Stuck in the Metal
Secret Plans
Move in the Night
Wanna be in LA
Love You All The Time
Boots Solo (Brown Sugar)
Boys Bad News
Speaking in Tongues
Vintage Trouble
Os californianos do Vintage Trouble eram apenas convidados da festa do Eagles of Death Metal. Na porta do Cine Joia só se falava do grupo de Jesse Hughes. Mas, na prática, a banda de Ty Taylor roubou a cena. Com apenas uma hora de apresentação, o vocalista simplesmente conseguiu conquistar o público roqueiro com o blues rock retrô do Vintage.
Muito comunicativo, Taylor, que fez parte de coral de igreja batista na juventude, correu, foi para a plateia, subiu no balcão do bar e mergulhou em cima dos fãs e ainda fez todos se abaixarem no fim da apresentação, numa coreografia que culminava com uma explosão dançante.
Ele engana bem. Acompanhado de banda bem competente e em traje de gala, o músico nem aparenta seus quase 50 anos. Até bananeira no palco da bateria ele deu. Run Like The River foi o grande momento do Vintage Trouble em cena. Roqueiro ou não, o público jamais esquecerá as estripulias do cantor.
Set list
High Times
Blues
Still and Always
Total Strangers
Doin
Pelvis Pusher
Nancy Lee
Run Like The River
Nobody Told Me
Strike Your Light