A banda americana Pearl Jam encerrou o terceiro e último dia do Lollapalooza, no Jockey Club, em São Paulo, da melhor forma possível. Diante de 60 mil pessoas, maior público desta edição do festival, Eddie Vedder e companhia despejaram uma quantidade expressiva de hits em pouco mais de duas horas.
O show apagou a impressão deixada após a apresentação morna que a banda realizou da última vez que passou pelo País, em 2011. O lado B da carreira não foi tão priorizado e o grande público aprovou a mudança.
Better Man, Even Flow, Do The Evolution, Nothing Man, Daughter, Jeremy, Alive, Black e World Wide Suicide foram alguns dos clássicos executados pela banda de Seattle, uma das mais expressivas e das poucas do grunge, que marcou os anos 1990, na ativa.
Vedder manteve o roteiro das outras vezes que veio ao Brasil. Leu mensagens em português, carregou sua garrafa de vinho pelo palco e mostrou mais uma vez estar atento aos acontecimentos no País. Em determinado momento do show, ele parabenizou São Paulo por uma decisão recente. “Parabéns, São Paulo, por respeitar casamentos entre pessoas do mesmo sexo”.
Em outra parte da apresentação, Vedder lembrou algumas das bandas que haviam se apresentado no Lollapalooza: “The Hives, Kaiser Chiefs, Queens of the Stone Age, Deadmau5, Cake, U2”, esta última acompanhada de uma gargalhada, já que não tocou no festival. Mas curioso que a brincadeira fazia sentido para ele. O baixista Adam Clayton, da banda de Bono Vox, estava no camarote assistindo ao show do Pearl Jam.
Antes de I Believe in Miracles, cover dos Ramones, lembrou do amigo falecido Joey Ramone, o qual, segundo ele, sempre elogiou o País. “Ramones Forever”, gritou no início da canção. Baba O’ Riley, do The Who, foi outra cover que funcionou bem na apresentação.
A despedida foi com a linda canção Yellow Ledbetter, perfeita para acalmar o público que ficou entusiasmado com o show e enfrentaria um metrô lotado na sequência. Com o metrô funcionando somente até a 0h15, muitos fãs encontraram dificuldades na saída.
A lamentar somente a postura do grupo, que proibiu a transmissão do show pelo Multishow, canal oficial do festival, e limitou o número de fotógrafos na frente do palco nas primeiras três músicas. Um desrespeito com quem trabalhou por quase 40 horas sem intervalo para levar imagens e relatos de um festival tão marcante para o País.
Set list
Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Why Go
Interstellar Overdrive (Pink Floyd cover)
Corduroy
Comatose
Olé
Do the Evolution
Wishlist
Got Some
Even Flow
Nothingman
Insignificance
Daughter (W.M.A./It’s Ok tag)
World Wide Suicide
Jeremy
Unthought Known
State of Love and Trust
Rearviewmirror
Given to Fly
Not for You
Better Man
Black
I Believe in Miracles (Ramones cover)
Go
Alive
Baba O’Riley (The Who cover)
Yellow Ledbetter
Fotos: Dave Mead e Davi Ribeiro