O som abafado da guitarra de Aaron Barrett foi um mero detalhe na apresentação do Reel Big Fish no Cine Joia, em São Paulo, na noite dessa quinta-feira (18). Com muitas brincadeiras e uma seleção especial de hits, a banda californiana mostrou o motivo de ser apontada como um dos principais nomes da third wave (terceira onda) do ska.
As brincadeiras de Barrett e companhia é quase sempre entre eles, um autobullying. Em um dos momentos mais divertidos da apresentação, o vocalista e guitarrista anunciou que tocaria um grande hit do Reel Big Fish, que ficou muito tempo nas paradas e na MTV. O som esperado era Sell Out, maior sucesso da banda. Mas eles tocaram Smells Like Teen Spirit (Nirvana).
“Desculpa, não é essa a música. Essa é do Pearl Jam”, disse, arrancando risos dos fãs. Depois tocou Lit (My Own Worst Enemy), afirmando ser mais um engano, pois se tratava de uma canção do Blink-182, e Mighty Mighty Boostones (The Impression That I Get), representante do mesmo movimento e que tocou na Capital no início do mês.
E tal como o Mighty Mighty Boostones, o Reel Big Fish adora fazer versões dos mais diversos sons. Tocou trechos de Offspring, Europe, Toots & The Maytals e A-ha, claro. Take on Me, um dos maiores hits da banda norueguesa, foi uma das mais pedidas pelo público.
Mas o som autoral do Reel Big Fish é o grande trunfo dos caras. Faixas como Sell Out, Everything Sucks, Beer e I Want Your Girlfriend to Be My Girlfriend Too tiveram até os sons dos metais (saxofone, trompete e trombone) cantados pelo público.
Barrett é o único integrante da formação original do Reel Big Fish, mas nada que incomode os fãs. O trio de metais (Johnny Christmas, Saxel Rose e Billy Kottage) é um show a parte. Eles cantam, brincam, provocam Barrett, uma sintonia perfeita. Até o roadie canta todas as canções do início ao fim, no canto do palco.
Na estrada desde 1991, o Reel Big Fish começou como uma banda cover do Led Zeppelin. Foi gravar o primeiro disco autoral em 1995 (Everything Sucks), mas foi no ano seguinte que soube surfar a tal terceira onda do ska, com o álbum Turn the Radio Off, com as badaladas Sell Out, She Has a Girlfriend Now (gravada com a vocalista do Save Ferris), a versão de Take on Me, entre outros sons.
À época, o Mighty Mighty estourava com The Impression That I Get, o Save Ferris com a versão de Come on Eileen, tudo isso impulsionados pelos sucessos do Sublime e No Doubt. E muita coisa boa veio nessa safra, incluindo o Dance Hall Crashers.
Water Rats abriu para o Reel Big Fish
Sem nenhuma semelhança no som com o Reel Big Fish, os paranaenses/paulistanos do Water Rats foram uma grata surpresa para o público. Com um hard rock com pegada garageira punk, som redondinho e presença de palco acima da média, a banda conseguiu cativar o público que aguardava os californianos.
Uma das apostas do selo HBB, o Water Rats mostrou o motivo de estar citada em várias listas de bandas em evidência no momento. O único ponto negativo ficou para os sons das guitarras. Tal como no show do Reel Big Fish, pareciam estar sem peso.
Set list
The Final Countdown (Europe cover)
I Dare You to Break My Heart
Where Have You Been
Everything Sucks
Trendy
Another F.U. Song
Good Thing
Don’t Start a Band
I Want Your Girlfriend to Be My Girlfriend Too
The Kids Don’t Like It
Your Guts (I Hate ‘Em)
I Know You Too Well to Like You Anymore
All I Want Is More
241
Hiding in My Headphones
Monkey Man (Toots & The Maytals cover)
Beer / Self Esteem (Offspring)
Smells Like Teen Spirit (Nirvana cover)
The Impression That I Get (The Mighty Mighty Bosstones cover)
My Own Worst Enemy (Lit cover)
Sell Out
Everyone Else Is an Asshole
S.R. (The Many Versions of)
Take on Me (A-ha cover)