Tal como Andrew Tosh, o grupo jamaicano Skatalites também estreou em Santos, no domingo (23), durante a Virada SP, na Praça Mauá. Com uma formação que mescla músicos lendários e novos talentos, a banda fez uma verdadeira viagem no tempo para contemplar o público com uma aula de ska e rocksteady.
Apontado constantemente como pai do ska, o Skatalites certamente inspirou nomes de Bob Marley a The Clash. E o que se viu na Praça Mauá foi uma aula orquestrada por dois músicos incríveis, o tecladista Ken Stewart e o percussionista Larry McDonald.
Tanto Ken quanto Larry possuem histórias marcantes na música. O primeiro está na banda há 34 anos, enquanto o segundo, atualmente com 85 anos de idade, veio como a grande estrela, por tudo que representa na música jamaicana.
Ken foi o responsável por anunciar as canções durante a apresentação. Foi assim que convenceu os fãs a dançarem clássicos como Guns of Navarone, Green Island e Garden of Love.
Larry, além de ficar à frente no palco, também cantou três canções em sequência. Os vocais, aliás, são divididos. Todos cantam um pouco, mas com destaques para Trevor Sparrow Thompson, o primeiro baterista a tocar rocksteady e reggae fora da Jamaica, em 1969, e o ex-trompetista do Burning Spear, James Smith.
Além do momento vocalista de Larry McDonald, a participação de Andrew Tosh para cantar Simmer Down foi outro ponto alto do show.