No dia 19 de maio de 1990, Madonna estava prestes a revolucionar o mundo. O single recém lançado Vogue liderava as paradas musicais, alcançando o number one na Billboard. Em resumo, a música integra o álbum I’m Breathless, do mesmo ano, e vendeu mais de 6 milhões de cópias. Não há dúvidas: a faixa foi a mais vendida na chegada dos anos 1990.
Além do single que imergiu no universo mainstream, o videoclipe é uma obra à parte. Em suma, as gravações em preto e branco seguem o estilo Art Déco. Estátuas, modelos e figurinos em alfaiataria são alguns dos elementos icônicos do clipe. No entanto, o que torna Vogue histórico é a coreografia marcante de autoria dos dançarinos Jose Gutierez Xtravaganza e Luis Xtravaganza.
A composição foi inspirada em Vogue, um estilo de dança criado no salão do Harlem no fim dos anos 1980. Primeiramente, a canção foi criada para a trilha sonora do filme Dick Tracy, lançado em 1990. A rainha do pop inclusive atuou na longa metragem, dando vida a personagem Breathless Mahoney, inspirada na bombshell Jean Harlow.
VMA: performance icônica de Vogue
Certamente, o videoclipe musical de Vogue rendeu prêmios à Madonna e sua equipe. A obra venceu três prêmios no MTV Video Music Awards de 1990: Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Ao todo, o trabalho foi indicado em nove categorias. Posteriormente, a cantora realizou uma das performances mais icônicas de toda a sua carreira.
Madonna relembra sucesso no Instagram
Nesta terça-feira (19), a rainha do pop relembrou o sucesso de Vogue nos stories do seu Instagram. A cantora publicou o título da matéria da Billboard sobre a liderança do single nos anos 1990. “Neste dia na história da Billboard: Madonna trouxe a transcendência da ‘Vogue’ para o número 1”.