Aos 79 anos, William George Perks, ou Bill Wyman, mantém a fama de Stone mais quieto. Acredite, mais que o baterista Charlie Watts. O baixista fez parte dos Rolling Stones de 1962 até 1993, mas hoje afirma não ter a menor vontade de excursionar com os amigos.
Um dos motivos, inclusive, que levou Wyman a desistir dos Stones foi o medo que passou a ter das longas viagens de avião. Após a primeira turnê da banda no Japão, em 1990, o baixista concluiu que não seria mais possível viajar pelo mundo. Mesmo tendo voado muito, mesmo antes da banda, em seus tempos no exército.
Em 2012, Wyman voltou a se reunir com os músicos durante a turnê 50 and Counting. O resultado, no entanto, desagradou o baixista. “Eles não quiseram que eu tocasse mais. Disseram: ‘Você só vai tocar duas'”, disse em entrevista à Rolling Stone, culpando Mick Jagger pela decisão.
O músico foi o primeiro Stone a investir em carreira solo. Em 1974, Wyman lançou Monkey Grip. Nas duas décadas seguintes, lançou vários álbuns com a marca Bill Wyman’s Rhythm Kings, que rendeu excursões pelo Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Europa.
Wyman também ficou conhecido pelo seu trabalho como produtor de bandas. Um dos mais marcantes foi com o grupo psicodélico The End, que terá seus álbuns relançados ainda este ano.
Mesmo sem usar drogas em quantidades excessivas como seus companheiros de banda, Wyman sempre manteve uma fama de mulherengo. Afirma ter dormido com mais de 1 mil mulheres na vida.
Mas nenhuma mulher despertou tanto interesse da imprensa como a jovem Mandy Smith. Em 1989, Wyman, com 52 anos, casou com Mandy, na época com 18 anos. Mas a polêmica ficou ainda maior quando a menina revelou que namorava com o músico desde que tinha 13 anos, enquanto ele já estava com 47 anos.
Hoje, Bill Wyman é proprietário de um restaurante e mantém uma carreira solo, mais focada no estúdio do que em apresentações pelo mundo. Torcedor fervoroso do Crystal Palace, Wyman mantém um passatempo curioso até hoje: detectar metais por onde passa.
Mas deixando as curiosidades de lado, vejamos alguns momentos de Wyman nos Stones…
Uma das três canções escritas por Wyman nos Stones
Brian Jones curte seus instrumentos peculiares, mas Wyman é a estrela na faixa
Mostrando seus dotes como vocalista em mais uma canção escrita por ele
A primeira canção escrita por Wyman nos Stones
Reencontro com a banda em 2012
Documentário de Bill Wyman sobre suas influências (inglês)
Quando deixou a banda…
Somente o baixo de Stray Cat Blues
Falando sobre o seu amor pelo Crystal Palace
Álbum do The End produzido por Wyman
Pré-venda dos ingressos
Os Rolling Stones vão se apresentar no Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã, 20 de fevereiro), São Paulo (Estádio do Morumbi, 24 e 27 de fevereiro) e em Porto Alegre (Estádio Beira-Rio, 2 de março). Os ingressos variam de R$ 260 (cadeira) e R$ 900 (pista premium). Clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard terão pré-venda exclusiva de ingressos das apresentações da turnê América Latina Olé no Brasil, conforme calendário abaixo…
Rio de Janeiro e Porto Alegre
Pré-venda exclusiva de ingressos aos clientes Banco do Brasil com Ourocard a partir de 0h01 do dia 7 de dezembro até às 23h59 do dia 11 de dezembro, ou até atingir o volume de ingressos disponíveis para a pré-venda, o que ocorrer primeiro (*). Clientes Banco do Brasil com cartão Elo tem 10% de desconto.
São Paulo (dois shows)
Pré-venda exclusiva de ingressos aos clientes Banco do Brasil com Ourocard a partir de 0h01 do dia 08 de dezembro até às 23h59 do dia 12 de dezembro, ou até atingir o volume de ingressos disponíveis para a pré-venda, o que ocorrer primeiro (*). Clientes Banco do Brasil com cartão Elo tem 10% de desconto.
Nos dias de abertura da pré-venda exclusiva Ourocard, os ingressos estarão disponíveis a partir da 0h01 pela Internet (www.ticketsforfun.com.br), e a partir das 10h nas bilheterias oficiais (sem taxa de conveniência – Porto Alegre/Estádio do Beira-Rio, São Paulo/Citibank Hall, Rio de Janeiro/ Metropolitan) e nos demais pontos de venda do país.