Foto: Atom Splitter
Nos últimos dias, acompanhamos com tensão e tristeza a manifestação de grupos neonazistas, membros da Ku Klux Klan e militantes da supremacia branca, em Charlottesville, na Virgínia, nos Estados Unidos. Na ocasião, uma pessoa morreu.
Pois bem, passados alguns dias, uma bela resposta veio da banda Anti Flag, de Pittsburgh, na Pennsylvania. Com a inédita Racists, os caras tocaram bem fundo na ferida dos norte-americanos. E, por incrível que pareça, o vídeo recebeu mais de 100 dislikes no YouTube.
Confira abaixo a mensagem da banda e o lyric video da canção.
“Somos solidários com aqueles que lutam contra o racismo e o fascismo nas ruas de Charlottesville e além. Acreditamos que é hora de remover todos os monumentos da confederação e do racismo pelo qual eles defendem. Devemos colocar esses símbolos da supremacia branca em lugares onde o contexto apropriado pode ser fornecido para o que eles realmente são; Desatualizado, para trás e antitético para o que acreditamos que os valores da humanidade devem ser. Já é hora de ter conversas reais sobre o racismo sistêmico e a história dos Estados Unidos. Há museus que memorializam o holocausto em toda a Europa, enquanto a América continua a tentar esconder-se de seu passado e presente racista e assassino“.