Aquecimento Lollapalooza 2015 – Major Lazer

Por Jonathan Vincent

Batidas eletrônicas, influência jamaicana, herói de desenho animado e bundas. Não estou falando de um algum tipo de revival moderno do É o Tchan, mas sim do Major Lazer, projeto encabeçado pelo renomado produtor musical Diplo (conhecido por criar remixes de artistas como Madonna, Justin Timberlake e Beyónce). Junto dele, Jillionaire e Walshy Fire também ajudam a manter a identidade viajada das canções do projeto e seus shows intensos.

Diplo é conhecido por ser um grande apreciador do funk carioca, criando diversas batidas inspiradas no som do morro. Já o Major Lazer é sua carta de amor ao dancehall, reggaeton, dub e tudo mais que a Jamaica produziu no cenário musical nas últimas décadas. Para manter a originalidade, o projeto mescla esses gêneros com elementos contemporâneos, como a inclusão das famigeradas batidas encontradas em músicas de House (principal nutriente dos DJs das casas noturnas) e artistas que pouco tem a ver com essa mistureba.

Ouça Vampire Weekend e Dirty Projectors e tente imaginar quando que seus respectivos vocalistas estariam envolvidos em um projeto como esse. O resultado são as baladas Jessica  e Get Free.

Também existem outras participações curiosas, como a do meloso Bruno Mars, a sempre louca Peaches e o rapper clichezento 2 Chainz. O mais legal desse features é que geralmente fazem os artistas saírem de suas zonas de conforto e a participarem de músicas pouco identificadas com seus respectivos catálogos.

Porém, o destaque fica mesmo para quando o Major Lazer se envolve com que homenageia: a Jamaica. A agitada Watch Out For This (Bumaye), constante no setlist das baladas eletrônicas atualmente, conta com a participação do nativo Busy Signal, responsável por emprestar seu carismático sotaque de artista de dancehall às letras bradadas na canção.

O que eu preciso conhecer do Major Lazer para curtir o show deles?

A grande verdade é que não preciso conhecer muito do projeto para pular feito um louco no show deles, que é lotado de efeitos especiais e luzes que desafiam os que sofrem de epilepsia (sim, é intenso dessa forma). Mas para se familiarizar, o álbum Free The Universe é uma boa pedida já que possui em sua tracklist os maiores sucesso do projeto até aqui, como Jet Blue Set, Jah No Partial e Bubble Butt, só para citar alguns.

https://www.youtube.com/watch?v=_zCoCa6b6cU

O setlist das apresentações é bem variado e pode reservar surpresas. Não fique espantado se em algum momento ouvir um pancadão carioca em meio a performance egocêntrica de Diplos e seus amigos.

E ah, não esqueça de conferir nossa playlist no Spotify aqui  para se aquecer para mais esse empolgante show do Lollapalooza 2015.

Lucas Krempel

Lucas Krempel é jornalista e roqueiro. Em parceria com o jornalista Marcelo Malanconi possui uma pesquisa sobre os primórdios do rock na Baixada Santista.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.