Em tempos de quarentena e home office, o músico carioca Henrique Badke explorou a criatividade para lançar quatro vídeos com canções inéditas de um minuto, todas disponibilizadas no feed do Instagram (@badke_henrique).
Para os desavisados, o trabalho do artista pode até parecer algum tipo de modismo por causa do formato. Ledo engano! Badke já tem uma carreira de quase 30 anos. Durante quase todo esse período explorando os três acordes na linha do Ramones e Screeching Weasel, com faixas de um minuto ou pouco mais de duração.
Vocalista do Carbona, Badke divulgou quatro faixas no Instagram nos últimos dias: Fase Estranha da Minha Vida, O Herói, Tá Osso e Melhor do Mundo. Todas acompanhadas de vídeos muito bem produzidos.
“Acho que veio da necessidade de fazer música com a urgência do momento. O formato é algo natural pra mim. Os discos do Carbona sempre trazem algumas músicas de um minuto e sempre curti ouvir músicas curtas das bandas que sou fã. Diante do início da pandemia veio um pensamento de quero compor agora, e lançar agora. Rápido. E vai ser no Instagram pois pode não haver amanhã”, comenta Badke.
Mais do que querer passar uma mensagem para esse momento complicado, Badke ressalta o feedback que tem recebido do público.
“Mais legal do que a mensagem que passei, foi a mensagem que recebi da turma em quarentena. De que a música importa, de que se mobilizar para fazer algo rápido num período difícil faz com que os dias fiquem melhores. A vida pré quarentena já anda bem difícil. A quarentena traz ainda mais pressão. É tempo de fortalecimento. Mental. Físico. Não podemos deixar o giro do motor cair. Como carro na rua alagada. Tem que passar devagar, com giro alto, né?
Parcerias
Badke não está sozinho nesse projeto. Ele escreveu as músicas e gravou os vocais com um Samsung S10. Davi Pacote, produtor de Porto Alegre, gravou os instrumentos, mixou e masterizou. Também do Rio Grande do Sul, Sergio Caldas foi o responsável pelos vídeos.
“Sou grato demais a eles por comprarem o barulho, por serem ágeis, e entrarem nesta música urgente”.
Quem não tem Instagram, não precisa se preocupar. O vocalista do Carbona pretende lançar não só as quatro iniciais, mas outras músicas no Spotify e outras plataformas de streaming.
Carbona
Posteriormente, quando a quarentena acabar, o Carbona também deve apresentar novidades. O último álbum da banda, Vingue no Ringue, foi lançado no ano passado.
“Pretendo seguir com novas composições nesta dobradinha com Sergio e Pacote. O Carbona aguarda o fim da quarentena para anunciar duas datas. Uma em Sampa e outra em Curitiba. Se houver amanhã, tocaremos certamente nestas duas cidades pois temos convites. E no Rio também”.