(*) Sem muito alarde, mas com 1001 ideias para transformar o lançamento em um grande evento, a banda santista de hardcore Bayside Kings entrou no estúdio e solta mais um trabalho com canções inéditas, com previsão de lançamento em abril. Warship vem ao mercado em formato de vinil 7 polegadas e edição limitada.
“É um formato antigo, porém com toque de modernidade, o que deixa o lançamento diferente dos outros por ser uma combinação de passado, presente e futuro”, diz o vocalista da banda, Milton Aguiar.
Para o frontman da Bayside, a modernidade está na possibilidade de baixar o álbum. “Quem não possui vitrola pode aproveitar os códigos para download exclusivo que virão dentro da embalagem. A pessoa entra no site, coloca o código e baixa gratuitamente”.
Na vontade de inovar para chamar a atenção ao lançamento, Aguiar faz mais uma revelação sobre o trabalho. “A capa será em 3D, que contará também com um óculos para as pessoas desfrutarem o efeito”.
Warship tem seis músicas inéditas e próprias feitas no semestre de 2012: Altered Beast, Warship, Bigger Than Me And You, Battle Scars, Fairt Trade e My Freedom.
O vocalista fala da mudança na mensagem que a banda quer passar com o disco. “Está mais agressivo que o anterior (The Way Back Home) no som e nas composições. O primeiro trabalho fala sobre mudanças, positividade e superação, e este é a afirmação pessoal”.
Independente e bem-sucedido
Gravar um álbum demanda tempo e dinheiro. Produzir algo com todo o cuidado no som e na aparência, tal como a Bayside lançará em abril, parece quase inviável para quem vive no universo underground e segue a filosofia do it yourself . Aguiar, entretanto, garante que os integrantes não tiveram que se preocupar com a questão financeira.
“Warship é um convite e um trabalho feito em parceria com o selo Hearts Bleed Blue, de São Paulo. O álbum será prensado nos Estados Unidos, onde a qualidade é superior e o preço de fabricação, inferior”.
Quanto mais melhor
Dois videoclipes estão sendo preparados para coroar o lançamento do álbum. Bigger Than Me And You chega antes do álbum. A canção Warship é a outra escolhida para ganhar uma produção, mas ainda sem data definida para sair.
E quem pensa que as novidades da Bayside Kings param por aqui, está enganado. “Estamos em fase de composição do nosso full album, com mais faixas inéditas. Devemos lançar no segundo semestre”, diz.
Se seguir o ritmo alcançado em 2012, a banda pretende fazer uma divulgação fortíssima em todos os cantos do Brasil e no exterior. No ano passado, foram mais de 60 shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em outros estados.
“Depois da minha viagem para a Argentina, eu fiz alguns contatos que renderam um convite para a banda. Vamos fazer uma turnê em novembro deste ano por lá. Vamos ver o que mais conseguiremos encaixar nesta viagem”, conta o vocalista da banda, Milton Aguiar.
(*) Matéria publicada originalmente no caderno Galeria, do jornal A Tribuna, do dia 30 de janeiro de 2013.
Crédito da foto no destaque: Wander Willian