Bayside Kings promove último FUBU Fest em Santos, com outras cinco bandas

“Não quero que isto vire um muro de lamentações, mas aqui na Baixada (Santista) são poucas as pessoas que realmente são compromissadas com música underground com conteúdo, com substância, além disso, não tem muito pico para shows, altos custos e principalmente pouca renovação de bandas e público. Tudo isso nos faz realizar esforços extras que acabam gerando grandes expectativas que na maioria das vezes acabam em frustrações. Nossa região mudou muito de três anos para cá. Em um período de oito anos, ainda somos mais ou menos dez bandas dentro do universo hardcore/punk que realmente tocam, gravam, caem na estrada, tentam organizar shows, tentam criar algo com substância. E nos últimos três anos, surgiram poucas bandas pela falta de renovação citada antes”. 

O desabafo de Milton Aguiar, vocalista da Bayside Kings, reflete bom o momento que o hardcore vive em Santos, cidade natal da banda.

Por incrível que pareça, Santos, a maior cidade da Baixada Santista, é uma das piores para se fazer show de hardcore. Não há comparação com Praia Grande e Cubatão. Os motivos são vários. São poucos locais para eventos, atualmente só tem dois, o Buffet Light House (antigo Studio G) e o Boteco do Valongo.

Os fãs não comparecem em grande quantidade, e se comparecem, vão para ficar na porta ao invés de curtir o show. Ou entram na casa apenas para curtir a banda principal e não as que vão tocar antes. Mas a Bayside Kings sempre insistiu em resgatar o hardcore em Santos graças ao FUBU Fest.

Chegando em sua sexta edição, o FUBU Fest (For Us By Us) nos traz essa esperança de shows na Cidade e neste domingo (22), o show será o último de sua história em Santos.

“Na verdade tenho que diminuir meu ritmo pessoal para realmente prosperar no meu lado pessoal. Estou parando, é triste, mas acontece, vivemos em um mundo de capitalismo sem sentimento onde todo dia caímos em algumas armadilhas que nos fazem caminhar para outros caminhos, mas uma hora ou outra, venceremos. Não fui o primeiro e não serei o último a tentar fazer shows underground (espero), eles ainda acontecem. Saber ‘parar’ é algo que eu não estou preparado, mas no momento é preciso”, explica Milton Aguiar.

Talvez por ser o último, o line-up está sensacional. Bayside Kings tem essa ideologia de trazer a Santos eventos com uma banda do exterior, umas de outras regiões do país e outras locais.”Eu gosto de misturar, dar diversidade, conhecer outras ideias, isto acrescenta muito. Eu ganhei muitos amigos pelo mundo a fora por causa do Bayside Kings, e quando eu tenho a oportunidade eu tento fazer minha parte para as outras pessoas que também fazem o mesmo em suas localidades”, relata Milton.

A Bayside Kings encerrará o show que antes contará com Vientos (Argentina), Cardiac (Campinas), Dinamite Club (São Paulo), Navy Blue (São Vicente) e Mistanásia (Santos). O evento, que é totalmente independente e no melhor estilo D.I.Y, acontecerá no Buffet Light House (antigo Studio G), que fica na Rua Carvalho de Mendonça, 80, em Santos. O local abre às 17h e tem uma projeção para acabar cedo, ideal para quem mora longe e precisa ir trabalhar na segunda-feira. Já o ingresso está super barato para um show desse patamar. Até as 17h30 do dia, a entrada custa R$15,00 e após esse horário, R$20,00.

Sendo o último FUBU na cidade, é o mais importante, então, Milton Aguiar faz questão de chamar todo mundo que mora na região da Baixada Santista para ir ao FUBU, “Fica aqui meu convite para esta festa neste domingo, terminar uma página legal de muitas lembranças boas, de trabalho duro e realizações positivas. VENHAM!”

Você está pensando ir e não conhece alguma banda que irá tocar? Então, saca só!

Bayside Kings
Formada em 2010 e com fama imensa na cena brasileira de hardcore, a banda idealizadora do evento fará seu primeiro show tocando todo o Resistance (último disco do quinteto) na íntegra. Suas apresentações são regadas de 2step e stage dive. Essenciais para quem curte um show com uma forte pegada. Os santistas tocarão na Av. Paulista, em São Paulo, e farão uma tour por Santa Catarina em novembro. Não tem motivo pra não assistir um show da Bayside Kings.

Vientos
O quarteto argentino chega para sua segunda tour no Brasil e passa pela primeira vez em Santos. Com um som no melhor estilo Citizen, Vientos é uma das maiores bandas da Argentina e já conquistou seu espaço entre os fãs brasileiros. Os argentinos seguem em atividade desde 2012. Já soltaram dois discos e no FUBU, divulgarão seu split lançado no começo de outubro com a também argentina, EMYA. Tenho certeza que Vientos conquistará seu fone de ouvido. Ouça!

Cardiac
Diretamente de Campinas, o quinteto de hardcore Cardiac chega em seu décimo ano de atividades com dois discos, um EP e uma fama na cena paulista. Presente em muitos festivais de hardcore do estado de São Paulo, a banda mistura vários estilos musicais indo do hardcore ao rock e metal. Não há duvidas que será uma das bandas que incendiará o FUBU.

Dinamite Club
Uma das sensações da cena brasileira nos últimos anos, o Dinamite Club volta a Santos depois do último FUBU, em 2015. Seu pop punk com letras em português sobre como se comportar no dia-a-dia de um mundo tão caótico já consagrou a banda logo no disco de estreia. O grupo chega para divulgar o recém lançado Nós Somos Tudo o Que Temos, disco que irá fazer você se apaixonar por pop punk.

Navy Blue
Diretamente de São Vicente, a Navy Blue também aposta no pop punk, mas em inglês. A novíssima banda caiçara chega para trazer um som que não é muito conhecido por aqui, sendo uma das poucas bandas que tocam o estilo na região. Divulgando seu trabalho de estreia, o EP Things We Write About, o jovem quinteto é o futuro da cena na Baixada Santista. Para fãs de Neck Deep e The Story So Far, Navy Blue é um prato cheio.

Mistanásia
Outra banda da região, a Mistanásia aposta em um hardcore rápido e pesado. Com letras em português sobre política e o atual momento da sociedade, o trio formado por Guz Oliveira, Fábio Carcavalli e Yuri Lemes já carrega uma experiência por bandas extintas, fato que traz ótimos sons para o Mistanásia. O grupo anda divulgando seu disco de estreia e está pronto para chegar quebrando tudo no último FUBU Fest.