Breakdown #40: August Burns Red e a mistura perfeita do Natal com o metalcore

Breakdown #40: August Burns Red e a mistura perfeita do Natal com o metalcore

Quem se atreve a dizer que quem curte um bom metalcore não comemora o Natal? É claro que também comemoramos. Só esqueça os cansativos versos de Jingle bells. jingle bells / Então é Natal… / Feliz Navidad, prospero año y felicidad. Na terra do metalcore também temos músicas que tem tudo a ver com este momento de família, amor e união. Temos tudo isso graças ao trabalho do August Burns Red.

Direto da Pensilvânia, os americanos formam uma das bandas mais sólidas e respeitadas do metalcore melódico. Este ano, eles já passaram diversas vezes pelos textos da coluna. Em outubro, lançaram seu sétimo disco, Phantom Anthem, muito elogiado pelos fãs e que é forte concorrente a um dos melhores álbuns do ano deste gênero. O videoclipe da música Invisible Enemy, inclusive, foi indicado ao Grammy na categoria de melhor performance de metal.

Mas, assim como foi dito na última edição da coluna: nem só de metalcore vive o metalcore. Por isso, hoje falaremos do lado natalino do August Burns Red. Os caras são apaixonados pelo tema das festas de fim de ano, o clima e as canções tradicionais. No fim  de novembro, eles disponibilizaram mais uma para entrar na sua longa conta: Last Christmas.

Mas Last Christmas não foi a primeira e temos fortes indícios de que também não será a última música natalina gravada pelo August Burns Red. Em 2015, por exemplo, eles participaram de uma versão temática da coletânea Punk Goes da Fearless Records, regravando a conhecidíssima música da trilha sonora do filme Esqueceram de Mim. Ela não fica bem melhor acompanhada de boas guitarras, sininhos e outros som típicos do Natal?

É quase impossível que você ainda não tenha reparado, mas os dois últimos vídeos são completamente instrumentais. Estranho para uma banda cujo vocalista é tão reconhecido por seus gritos poderosos e vocais melódicos ainda agressivos decidir não colocá-lo nas músicas natalinas? A resposta é não. Jake Luhrs, frontman da August Burns Red, mostra sua versatilidade participando da gravação e composição das músicas, além de emprestar sua voz para uma única canção, como no álbum que vamos ver a seguir.

Sleddin’ Hill, A Holiday Album (2012)

Lançado em 2012, infelizmente este disco caiu em uma espécie de ostracismo na discografia da banda. Tanto que ele nem costuma fazer parte da contagem de trabalhos do August Burns Red. Se levássemos em conta sua existência, ele teria vindo antes do Rescue & Restore, divulgado em 2013. A banda teria, então, oito álbuns de estúdio.

De qualquer forma, a banda deu um passo à frente ao gravar 13 canções natalinas e lançá-las compiladas em um disco instrumental de mais de 40 minutos. Sem gritos. Apenas guitarras, baixo, bateria, percussão, sinos, violino, banjo, tuba, violoncelo e tudo que a imaginação dos músicos permitiu. A versão deluxe do disco, lançada posteriormente, tem mais duas músicas: Joy To The World (gritada) Dance Of The Sugar Plum Fairy.

As únicas exceções para a presença dos vocais são muito bem justificadas: na faixa seis Oh Holy Night, a August Burns Red convidou o coral de estudantes do Lancaster Bible College para a clássica canção. Já na música infantil Rudolph the Red-Nosed Reindeer, Jake Luhrs é uma das vozes que compõem o coro.

Outras faixas também merecem destaque: Carol Of The Beels, Frurries, Winter Wonderland, O Come O Come Emmanuel e We Wish You A Merry Christmas são incríveis e valem o play. Em Frosty The Snowman, temos um ótimo breakdown.

Então sente-se perto de sua árvore de natal, coloque os fones e entre no clima natalino!