O Rio Grande do Sul é um celeiro de grandes bandas do rock ‘n roll, mas vamos falar mais precisamente de Caxias do Sul, cidade da Serra Gaúcha. É de lá que vem a banda Descartes. Um rock experimental com algumas influências do hardcore e alternativo, além de sinais de bossa nova e psicodelia. Isso mesmo! Ela não é uma banda fácil de se rotular. Mas se bem que é até melhor assim.
Descartes é de tudo um pouco. Ela consegue fazer um som complexo e simples, rápido e leve, romântica e poética, uma verdadeira aula. As influências da banda, Nofx, Blink-182, Engenheiros do Hawaii, Nação Zumbi, Dead Fish, entre outras, só mostra o quão diversificado é o som dos gaúchos.
Mas não é só o som que a banda consegue diversificar com tanta qualidade. Suas letras vão de poemas a situações cotidianas, de crítica a sociedade à crise existencial. Tudo isso torna seus discos maravilhosos. A banda conta com dois trabalhos em sua carreira, um EP e um full.
Steve Julio, primeiro disco da banda, conta com seis faixas, sendo duas delas instrumentais. Este trabalho foi lançado em 2012 e mostrou como seria o som do quarteto. Mas essas seis músicas nos anteciparam o ótimo disco que ia vir pela frente.
Ensaio foi lançado em 2015 com 11 faixas, sendo duas delas instrumentais. E não receio em afirmar que é um dos melhores discos da cena alternativa brasileira. Com todas as faixas viciantes – até as instrumentais, o álbum segue em um fluxo de sentimentos que te prende até o final.
Uma das coisas legais desse disco é a nova versão de Se o Mundo Virar, do primeiro álbum, para Seu Mundo Virado no segundo. A faixa ficou mais pesada, mas conseguiu manter a essência da letra do disco anterior e ainda tornou uma das melhores músicas da banda.
Outra faixa que merece destaque é Sobreculpa e Liberdade. Uma letra sobre libertação que transmite sentimentos e muitas críticas sociais.
A banda, que é integrada por Francisco Maffei (guitarra, voz, sopro), Leonardo Frizzo de Lucena (voz, guitarra), Maurício Rossini (baixo, voz) e Diogo Dall’Agno (bateria), foi formada em meados de 2010, após um termino de outra banda que os integrantes da Descartes participavam. Isso só deixou uma certa facilidade no entrosamento dos integrantes.
Em 2017, a banda completa dois anos que só anda fazendo shows e ainda não deu sinal de coisa nova. Mas vale à pena ficar de olho em suas novidades.