O que você está procurando?

Geral

Crônicas de um Roqueiro #03 – Hiato no Tempo

MÁRIO JORGE

O chavão é batido, mas serve: não se pode parar no tempo. Convenhamos que há casos e casos e com a música isso se aplica com dosagem certa de bom senso. Talvez por um certo hiato no cenário roqueiro e pop, dos anos 1990 até meados dos 2000, é impressionante constatar um poupurri da década de 1980 nos bares da Cidade. E com um detalhe: gente que nem era nascida sabe cada estrofe da música.

Continua depois da publicidade

Há uma explicação para isso. O axé, o pagode e o sertanejo (?) começaram a aparecer na mídia de forma intensa em meados dos 90. Não havia programas de TV ou de rádio que não explorassem esses gêneros até a exaustão. Virou modinha – devo confessar que não foi uma fase. Para desespero total, a coisa durou mesmo.

Hoje, ao que parece, o trio pagode/sertanejo/axé está mais restrito a dias específicos nas casas noturnas ou a bares que se propõem a tocar os gêneros. E dá-lhe sofrência.

Felizmente, muitas bandas surgiram no Brasil, notadamente na esteira do Charlie Brown Jr., o que de certa forma deu uma travada na invasão brega que se insinuava eterna. Bandas de hardcore e pop – algumas, novas, outras em retorno – reocuparam espaços. Para animar a galera, as que se propõem fazer covers, quase sempre tocam Lulu Santos, Legião Urbana, Capital Inicial, Raimundos, CPM 22, Los Hermanos e até Lobão. Sem contar o onipresente grunge.

O pop é um estilo mais dos “ecléticos” e tende a agradar uma considerável fatia dos fãs. O rock, por sua vez, tem sua legião de seguidores, que em geram não toleram muita miscelânea. Mas nos bares, os músicos, em geral, alternam os gêneros. Tocam Rádio Bla, do Lobão, para em seguida destilar No More Tears, do Ozzy Osbourne, ou Tempo Perdido, do Legião, e Enter Sandman, do Metallica.

Continua depois da publicidade

Confesso que não me atrai essa salada sonora, mas é melhor do que nada. Ao menos põe um ponto final na sofrência. Fazer o quê?

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Ozzy Osbourne cancelou sua participação no Festival Power Trip de 2023, “devido a problemas de saúde contínuos”. Em publicação em seu perfil no Twitter,...

Gringolândia

O Metallica botou na praça, na última sexta-feira (14), o seu 12º álbum de estúdio, 72 Seasons, via Blackened Recordings, seu selo próprio. A...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos