Foto: Liam Allomes/Divulgação
Cycles Of Grief Vol 1 é um retrato gráfico e inabalável do trauma, acima de qualquer limite de geração, país, classe ou circunstância. O EP fala de temas como isolamento e brutalidade, do ponto de vista de personagens vítimas de seus ambientes e das ações dos que são responsáveis por moldar suas vidas.
“A história do Cycles of Grief documenta a colisão entre natureza e nutrição”, diz o guitarrista Kieran Molloy. “É um olhar sem preconceitos de uma natureza intergeracional de frieza, vício e violência”.
O Cursed Earth, formado pela vocalista Jazmine Luders, guitarristas Kieran Molloy e Paul Cottrell, baixista Robert Owens e baterista Sam Forward, foi formado em Perth na Austrália em 2013. Através do seu EP Vae Martis e um trabalho com o Burning Season, eles se estabeleceram como documentadores dos cantos sombrios da natureza humana. E agora, com o trabalho de dois atos Cycles Of Grief eles fazem a sua declaração mais poderosa.
“Não é um comentário sobre a sociedade”, continua Molloy. “A sociedade não é nada mais que a fumaça do fogo, o resultado da natureza defeituosa dos indivíduos que a formam. Somos todos biologicamente programados para carregar traumas e compartilhar com os que estão abertos a receber. É nossa fraqueza e nosso poder mais destrutivo. O álbum é uma crítica tanto de nós mesmos quanto dos personagens através dos quais escrevemos”.
O EP foi lançado no dia 4 de agosto e a banda já divulgou o vídeo do single War March / Broken, que pode ser visto abaixo. Ouça o álbum também.