Nossas redes

O que você está procurando ?

Geral

Dead Can Dance – o transcendência gótica

Um dos principais pioneiros da cultura gótica nasceu durante o periodo pós-punk, no início da década de 1980. O duo Dead Can Dance, formado pelo casal Brendan Perry e Lisa Gerrard, trouxe elementos de música medieval e world music para a new wave, ocasionando uma mistura que viria a ser rotulada como darkwave e criando uma identidade sonora única.

No apogeu do The Cure, onde o renascimento da cultura glam se metamorfoseava em maquiagens exuberantemente cadavéricas, e as sonoridades passeavam entre o etéreo e o introspectivo, o Dead Can Dance surgiu tanto como uma alternativa quanto como um escape. Apesar de um primeiro disco que flerta com os primeiros passos do Cocteau Twins (e com  os mais gloriosos vôos da banda de Robert Smith), o duo traria o gênero gótico para seu próprio universo, usando e abusando de fórmulas não-convencionais de se fazer música aqui no ocidente.

Publicidade

O grande êxito do grupo se deu ainda na década de 1980. Seu terceiro disco, Within the Realm of a Dying Sun (1987), é a síntese da vasta abrangência sonora da banda. Como bem expressa a capa – uma fotografia do túmulo do político Rastail, tirada no cemitério de Père-Lachaise, em Paris -, o trabalho se sustenta em uma sonoridade mórbida e gótica, mas se diferencia pela forte influência tribal e ritualística. A atmosfera medieval , que já havia sido testada no trabalho anterior, aqui, se mostra amadurecida e bem incrementada na linguagem musical moderna – tornando-o mais acessível do que ele demonstra ser.

Com muita história para contar – o casal já soma 13 discos lançados desde 1984 –, a Dead Can Dance segue ativa nos dias de hoje, ainda seguindo os modelos estabelecidos pelo terceiro disco – mas sem soar repetitiva.  O último álbum, Dionysius, lançado esse ano, é uma excelente pedida para quem ouviu e gostou da fase oitentista da banda. São 7 faixas extensas, que dividem o trabalho em dois atos. Vale a pena o investimento.

Faixas recomendadas: The Fatal Impact, A Passage In Time, In Power We Entrust (Debut); Summoning Of The Muse, Persephone, Anywhere Out Of The World (Within The Realm Of A Dying Sun).

Publicidade

Um excelente final de semana a todos!!!

 

Publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Foram necessários dez anos até o The Cure retornar ao Brasil. A quarta passagem de uma das bandas mais importantes da história do rock...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos