The Raulis – The Raulis (2017)
Uma das coisas mais interessantes e únicas da cena surf brasileira é a facilidade com que as bandas pegam ondas de outros lugares, não se limitando só às praias californianas dos anos 1960. The Raulis lançou, na segunda-feira (2), seu primeiro álbum completo (já havia lançado um EP em 2015), e a mistura apresentada nesse disco mostra toda a sua pluralidade. A banda transita com naturalidade entre a surf music mais clássica e a mais moderna, mas com passagens geniais por outras praias, como cúmbia, reggae, tango e até um toque morricônico. Gravado em São Paulo e Recife, o disco conta com participação de dez músicos, além dos cinco membros da banda.
O disco abre com Gabriella, rainha da selva, com seu ritmo meio jamaicano, mas com certo toque andino (ou seria o contrário?). Na sequência vem Matiné Dançante, que começa com uma divertida locução convidando para a apresentação do conjunto musical The Raulis e continua com toques modernos, contando com a participação de Johnny Crash, guitarrista dos The Dead Rocks. Segue então para os Andes com Amor Andino, uma cúmbia extremamente dançante e que deve fazer estragos ao vivo.
Dos Andes descemos para a Argentina, com o misterioso Goul Tango. Entra então a morricônica Além da Cúpula do Trovão, com um clima de deserto e um assobio solitário como lead. Corta para La Niegra, mais moderna, com direito a theremin.
Em seguida, São Lourenço de la Muerte, mais tradicional (mas com um toquezinho latino), e Viuda Blanca, com toda sua latinidade. O disco fecha com duas porradas: a surf music pesada Satanás e a épica Desalmada, esta última com um toque meio zeppeliniano.
Crowdfuding do The Tormentos
The Tormentos pode ser considerada a principal banda de surf da Argentina. Com 16 anos de carreira, a banda já fez algumas turnês pelo Brasil, além de ter tocado no Uruguai, Chile, Espanha, Holanda e Alemanha. Com dois CDS lançados, contam também com um CD split com os Phantom Surfers, um compacto 7” em parceria com os Autoramas e uma coletânea em vinil e CD.
Agora a banda se prepara para lançar mais um disco em CD e vinil. O disco se chamará The Tormentos… Ejecutan el Macabro Plan, e o selo Scatter Records botou um crowdfunding no ar para viabilizar o projeto. Os prêmios incluem o disco em CD ou vinil, camisetas, ingressos para shows e até uma longboard personalizada (que já foi arrematada, saco!).
Terremotor de volta ao estúdio
O Terremotor, de Umuarama, Paraná, mal lançou o seu primeiro CD e já voltou para o estúdio para registrar mais duas faixas para um compacto de vinil que será lançado pelo selo americano Otitis Media Records. O selo é novo, mas já lançou dois compactos e apostou no Terremotor para seu primeiro lançamento internacional. O compacto se chamará Surf’n’Cachaça e foi gravado no dia 13 de setembro, Dia da Cachaça.
Surf Report
O Surf Report também é um programa de rádio, que vai ao ar aos sábados às 18h, na Antena Zero. O programa e a coluna dialogam, e você pode ouvir lá um pouco do que leu por aqui. Os programas anteriores também estão disponíveis no Mixcloud.
Já estamos em outubro e o que não faltam são shows de surf music por todo o Brasil. Siga o Surf Report no facebook e acompanhe o nosso álbum de fotos com os cartazes de shows de bandas brasileiras.