Em julho desse ano o lendário Pixies anunciou o lançamento de um novo disco de inéditas junto com o novo single Um Chagga Lagga. O disco batizado de Head Carrier sai em 30 de setembro e é o primeiro sem a baixista original Kim Deal, substituída por pouco tempo por Kim Shattuck ( The Muffs) e, definitivamente, nessa nova fase da banda, pela argentina Paz Lenchantin (A Perfect Circle, Zwan). Confira o single Um Chagga Lagga abaixo:
Influencia e referencia de 90% das bandas de rock alternativo que estouraram nos anos 1990 e reverenciada por gente como David Bowie e Kurt Cobain, o Pixies viveu sua fase clássica entre 1987 e 1991, tendo lançado cinco álbuns (contando o EP Come On Pilgrim) nesse intervalo.
Em 2004 anunciaram uma turnê de reunião com a formação original e viajaram o mundo tocando para velhos e novos fãs, era uma chance do novo público assistir a banda que seus ídolos tanto falavam. Para variar as velhas tensões (principalmente entre Black Francis e Kim Deal) ainda estavam lá e, em 2013, Kim Deal saiu para se dedicar a trabalhos solos e mais a sua banda The Breeders.
O Pixies acabou praticamente no auge em que “suas crias” estavam fazendo sucesso pelo mundo e praticamente aproveitaram pouco do sucesso. Boa parte da volta deles em 2003/2004 foi motivada por dinheiro mesmo. Após o fim da banda, o baterista David Lovering trabalhava como caçador de metais na praia e mágico (!), o guitarrista Joey Santiago fazia trilhas para filmes de baixo orçamento e sua esposa estava grávida de seu segundo filho na época. Kim Deal havia acabado de completar um programa de desintoxicação e vivia na casa da mãe cuidando dela (sua mãe possui Alzheimer) e Black Francis fazia uma grana gravando discos e excursionando solo por ai. Se reunindo eles poderiam, enfim, aproveitar e ganhar o (justo) dinheiro que mereciam, afinal, todo mundo falava deles.
Ao vivo com a formação atual
O fato é que depois de anunciarem sua volta em 2004 com uma tour mundial, pouco pararam e não estão vivendo apenas do passado. Lançaram em 2014 Indie City (que é na real uma compilação de três EP’s que lançaram entre 2013 e 2014). E um disco novo do Pixies, mesmo sem a importante baixista fundadora ainda é muito relevante e deve-se no minimo se prestar atenção para quem gosta de música alternativa.
“Head Carrier tem um pouco do antigo Pixies, especificamente do disco Doolittle.” – Francis contou recentemente a Pitchfork
Uma curiosidade sobre o disco é a música All I Think About Now, que Francis escreveu e pediu para Paz escrever a letra, no qual ela devolveu e disse para ele escrever sobre o que sente sobre Kim Deal.
Head Carrier foi gravado em Londres por Tom Dalgety (Killing Joke, Siouxsie, Therapy?, Simple Minds, etc) e chega com a promessa de ser o verdadeiro disco do Pixies após Trompe le Monde de 1991.
Capa de Head Carrier e tracklist abaixo.
1. “Head Carrier”
2. “Classic Masher”
3. “Baal’s Back”
4. “Might As Well Be Gone”
5. “Oona”
6. “Talent”
7. “Tenement Song”
8. “Bel Esprit”
9. “All I Think About Now”
10. “Um Chagga Lagga”
11. “Plaster Of Paris”
12. “All The Saints”
Confira abaixo algumas das musicas que estarão no disco e estão sendo tocadas ao vivo.
Head Carrier
Classic Masher
Baal’s Back