O que você está procurando?

don broco
don broco

Breakdown - Danielle Cameira

Breakdown #45 – Don Broco lança disco ‘Technology’, com críticas ao vício em internet

Foto: Divulgação/Don Broco

Em uma época em que ninguém desgruda do celular (você está lendo no smartphone ou no computador?), os britânicos da Don Broco decidiram criticar essa Síndrome de Estocolmo da qual somos eternos reféns. Você consegue desgrudar do celular? Eu tento, assim como Rob Damiani, vocalista da banda. No entanto, nenhum de nós consegue se afastar por muito tempo. Esse é um tema recorrente em Technology, terceiro disco dos ingleses lançado na última sexta-feira (2), pela Sharptone Records.

Continua depois da publicidade

“Eu odeio os smartphones modernos. É incrível o que você pode fazer com eles, mas esperam tanto de você. Eu não consigo sair da cama de manhã. Eu tenho que checar meu Instagram, checar meu Twitter, responder uma série de mensagens. Eu gasto de 30 minutos a meia hora fazendo isso”, ele explicou em entrevista à revista Alternative Press.

Você se identificou? Eu também.

“Com alguma inovação positiva, (a tecnologia) cria tantas boas oportunidades e é isso que a raça humana faz: nós criamos coisas, mas isso sempre chega a um pouco que começa a ter efeitos negativos sobre nós. E nós estamos nessa fase agora, em que já é um problema generalizado – essa cultura em que nós não conversamos mais com os outros. Nós estamos constantemente em nossos telefones. Já foi provado quão viciante eles são”.

E assim surgiu o primeiro single do disco, lançado em julho do ano passado, Technology.

Continua depois da publicidade

Vídeo e letra se complementam de uma forma única como representação do disco:

Take it back, back
Turn back the technology
Take it back, back
Back in time to when I didn’t find that
All of my friends were bothering me
Back, back
Take it back, back
Go now
Take it back, back

Technology expõe um sentimento que acomete grande parte de nós, jovens, e até adultos, em uma intensidade menor: de tanto acompanhar o dia a dia ‘idealizado’ de nossos amigos, celebridades e até de pessoas que não gostamos, nos encontramos profundamente irritados. A busca pela perfeição e a comparação da vida das outras pessoas com a nossa própria nos incomoda. Mesmo assim, não deixamos de abrir os aplicativos para postar e ver postagens.

Ou seja, nós tentamos nos distanciar da vida ~virtual~, mas não conseguimos. A ansiedade para acompanhar a vida dos outros e exibir a nossa própria nos faz sucumbir outra vez à tecnologia.

Continua depois da publicidade

Em linhas gerais, a tecnologia está presente em quase todo o disco. No total, são 16 faixas que abordam diversos aspectos da vida moderna, com relacionamentos rasos, expectativas frustradas, entre outros. Entre batidas dançantes, pop e divertidas, Technology se diferencia dos outros trabalhos da banda pelo peso das guitarras bem encaixadas nas músicas.

A Don Broco se autointitula uma banda de ‘gêneros plurais’, mas não estranhe! Ela está na coluna devido sua aproximação do som feito por outras bandas de post hardcore, como Issues e Slaves. Som pesado, voz pop e batidas dançantes permeiam todo o disco de maneira bastante divertida. Os amantes de The 1975, por exemplo, podem ter afinidade com o som da Don Broco.

Tightrope merece destaque no disco por ser a música mais emotiva do álbum. Sua letra é bastante delicada e trata de um assunto vivido por um parente do vocalista, com bastante repercussão pessoal. Ela aborda a dificuldade de não ser você mesmo para não afastar as pessoas. Muitas vezes as pessoas sofrem de problemas mentais ou pessoais e têm medo de expor o que sentem para que sua família e amigos não desistam dela.

Continua depois da publicidade

Ouça Technology abaixo, na íntegra:

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Sula. Com título que sugere um apelido, a banda cearense Sulamericana lança seu primeiro álbum. O trabalho chega dois anos depois do início da...

BR

É unânime que o Indie Rock se consolidou como um gênero aclamado devido aos seus precursores. Mas, assim como o The Strokes, entre tantos...

Resenha de Shows

Seguindo o lançamento de seu novo álbum, Amazing Things, na última sexta-feira (5), o Don Broco trouxe novidades, além de muitos de seus clássicos...

Geral

O baterista do Arctic Monkeys, Matt Helders, afirmou durante uma live que a banda vem trabalhando em um novo disco. Tranquility Base Hotel &...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos