O duo londrino Tender, formado por James Cullen e Dan Cobb, começou 2019 com o pé direito, lançando Fear of Falling Asleep, seu segundo álbum. Ele conta com dez faixas que marcam uma fase mais encorpada e intimista da dupla. Após o lançamento, o Tender se prepara para turnê pela Europa e Estados Unidos.
Mergulhando no R&B, o lançamento do Tender trata de temas como isolamento em busca de conexão. As músicas foram gravadas nos quartos dos integrantes e finalizadas no Hackney Road Studios, em Londres. Uma característica interessante é a presença do silêncio, que demonstra as dúvidas e medos que aparecem à noite.
“Quando deito na cama, e sei que estou sozinho com os meus pensamentos, é quando conheço as partes mais sombrias da minha personalidade. Antes de escrever essas músicas, me perguntava se os outros se sentiam como eu”, comenta Cullen. Para ilustrar a narrativa de ansiedade, inseguranças e contradições, a dupla conta com videoclipes bem imersivos, assinados por Sydney Emery.
O disco de estreia do Tender, Modern Addiction (2017), foi um sucesso na crítica, contando com várias resenhas positivas. Além de acumular 75 milhões de streams nas plataformas digitais, seu single principal, Nadir, compôs a trilha sonora do fenômeno teen Para Todos Os Garotos Que Já Amei (2017), da Netflix.
A atmosfera imersiva de Fear of Falling Asleep eleva o trabalho do Tender, repaginando algumas das tendências da música eletrônica. Para completar a experiência, as artes da obra reúnem cores intensas e contrastantes, provocando o público com um visual cercado de contrastes. Confira os vídeos de Fear of Falling Asleep e Slow Love: