Difícil encontrar um fã de rock alternativo que não venere uma banda novaiorquina chamada Sonic Youth. Tanto que as estampas das camisetas do grupo já viraram clássicos no vestuário indie.
À frente do Sonic Youth estava Thurston Moore, voz e guitarra, que figura na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone Americana e é considerado o pai do rock alternativo por milhões de seguidores no mundo inteiro.
O público paulistano tem a oportunidade de acompanhar o trabalho solo de Moore hoje, a partir das 21 horas, no Cine Joia,em São Paulo. Osingressos custam entre R$ 70 (meia entrada) e R$ 140.
Moore fez escola no punk-hardcore com sua primeira banda, Even Worse. Anos depois, fundou o Sonic Youth, responsável por alguns dos maiores hits de quem cresceu ouvindo rock nos anos 1980 e 1990, influenciando artistas de todo o mundo e criando uma marca própria com guitarras distorcidas e canções nada convencionais.
Além de colaborar com inúmeros artistas, Thurston ainda tem tempo para o seu trabalho solo. E é ali, sob sua própria alcunha, que ele expõe seus sentimentos mais pessoais e escancara suas vontades, com um repertório mais intimista.
Seu terceiro disco solo, Demolished Thoughts, saiu em 2011 pela Matador Records e foi incluído nas listas de melhores do ano pelas revistas Mojo e Uncut. A produção deste ficou a cargo de ninguém menos que Beck.
Abertura
O show de abertura será de Kurt Vile & The Violators, que anda excursionando com o ex-Sonic Youth pelas Américas. O multiinstrumentista da The War On Drugs – uma das bandas mais legais de indie rock da Pensilvânia – apresenta seu trabalho solo muito comparado à John Fahey, Leonard Cohen, Tom Petty e Animal Collective pela imprensa norte-americana.
Vile foi escolhido pelo Animal Collective para se apresentar no festival All Tomorrow’s Parties que contou com a curadoria da banda em 2011.
Durante uma entrevista para uma revista feminina, a ex-baixista do Sonic Youth, Kim Gordon, afirmou ter escutado “milhões de vezes” o terceiro disco de Kurt, Childish Prodigy.
O quarto e mais recente álbum se chama Smoke Ring For My Halo e é este que Kurt traz ao Brasil, pela primeira vez. Seu rock flerta com o folk, possui boas doses de psicodelia e se baseia na canção dos clássicos compositores americanos.
O Cine Joia fica na Praça Carlos Gomes, 82, na Liberdade, em São Paulo.