É hoje! Líder do Sonic Youth no Cine Joia

Difícil encontrar um fã de rock alternativo que não venere uma banda novaiorquina chamada Sonic Youth. Tanto que as estampas das camisetas do grupo já viraram clássicos no vestuário indie.

À frente do Sonic Youth estava Thurston Moore, voz e guitarra, que figura na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone Americana e é considerado o pai do rock alternativo por milhões de seguidores no mundo inteiro.

O público paulistano tem a oportunidade de acompanhar o trabalho solo de Moore hoje, a partir das 21 horas, no Cine Joia,em São Paulo. Osingressos custam entre R$ 70 (meia entrada) e R$ 140.

Moore fez escola no punk-hardcore com sua primeira banda, Even Worse. Anos depois, fundou o Sonic Youth, responsável por alguns dos maiores hits de quem cresceu ouvindo rock nos anos 1980 e 1990, influenciando artistas de todo o mundo e criando uma marca própria com guitarras distorcidas e canções nada convencionais.

Além de colaborar com inúmeros artistas, Thurston ainda tem tempo para o seu trabalho solo. E é ali, sob sua própria alcunha, que ele expõe seus sentimentos mais pessoais e escancara suas vontades, com um repertório mais intimista.

Seu terceiro disco solo, Demolished Thoughts, saiu em 2011 pela Matador Records e foi incluído nas listas de melhores do ano pelas revistas Mojo e Uncut. A produção deste ficou a cargo de ninguém menos que Beck.

Abertura

O show de abertura será de Kurt Vile & The Violators, que anda excursionando com o ex-Sonic Youth pelas Américas. O multiinstrumentista da The War On Drugs – uma das bandas mais legais de indie rock da Pensilvânia – apresenta seu trabalho solo muito comparado à John Fahey, Leonard Cohen, Tom Petty e Animal Collective pela imprensa norte-americana.

Vile foi escolhido pelo Animal Collective para se apresentar no festival All Tomorrow’s Parties que contou com a curadoria da banda em 2011.

Durante uma entrevista para uma revista feminina, a ex-baixista do Sonic Youth, Kim Gordon, afirmou ter escutado “milhões de vezes” o terceiro disco de Kurt, Childish Prodigy.

O quarto e mais recente álbum se chama Smoke Ring For My Halo e é este que Kurt traz ao Brasil, pela primeira vez. Seu rock flerta com o folk, possui boas doses de psicodelia e se baseia na canção dos clássicos compositores americanos.

O Cine Joia fica na Praça Carlos Gomes, 82, na Liberdade, em São Paulo.